TV Cultura exibe concerto da OSESP em homenagem aos 75 anos da Festa da República Italiana

Divulgação Isadora Vitti

A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) celebra os 75 anos da Festa da República Italiana com um concerto inédito na Sala São Paulo, que será transmitido pela TV Cultura neste sábado (5/6), às 22h. O concerto, com regência de Emmanuele Baldini, terá as participações da mezzo-soprano Luisa Frescesconi e do tenor Giovanni Tristacci.

Após o final da II Guerra Mundial e com a vitória contra o regime fascista, a Itália celebrou o dia em que o povo foi para as ruas decidir qual modelo de governo eles gostariam de ter no país. Esse dia ficou marcado com a Festa della Repubblica e é um feriado no país, celebrado no dia 2 de junho.

Com esse espírito de celebração, a OSESP organizou um concerto com peças dos italianos Vivaldi, Verdi Mascagni e Puccini, e do brasileiro Carlos Gomes, que adotou o país homenageado como sua segunda pátria.

A conexão com a Itália vai além da música. Cada músico tem sua história pessoal com o país. Emmanuele é de Trieste, um cidade próxima ao mar Adriático; Luisa tem dupla cidadania e sua família é da comuna de Cordignano, próxima a Veneza; e Giovanni é descente de imigrantes italianos que vieram para o Rio Grande do Sul em 1875.

Confira abaixo a ordem das apresentações:

FRANCISCO MANUEL DA SILVA | Hino Nacional Brasileiro

MICHELE NOVARO | Hino da Itália

ANTONIO VIVALDI | As Quatro Estações, Op. 8: Verão

GIUSEPPE VERDI | La Forza del Destino: Abertura

GIUSEPPE VERDI | Don Carlo: "Nel giardino del bello"

PIETRO MASCAGNI | Cavalleria Rusticana: Intermezzo

GIACOMO PUCCINI | La Bohème: 'Che gelida manina'

ANTONIO CARLOS GOMES | Il Guarany: "Sento una forza indomita"

ANTONIO CARLOS GOMES | Lo Schiavo: Alvorada

Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo - Osesp

Criada em 1954, é uma das mais importantes orquestras da América Latina. Desde 2020, tem o suíço Thierry Fischer como Diretor Musical e Regente Titular, tendo sido precedido, de 2012 a 2019, por Marin Alsop, que agora é Regente de Honra. Em 2016, a Osesp esteve nos principais festivais da Europa e, em 2019, realizou turnê pela China. No mesmo ano, estreou projeto em parceria com o Carnegie Hall, com a Nona Sinfonia de Beethoven cantada ineditamente em português. Em 2018, a gravação dasSinfonias de Villa-Lobos, regidas por Isaac Karabtchevsky, recebeu o Grande Prêmio da Revista Concerto e o Prêmio da Música Brasileira.

Emmanuele Baldini

Spalla da Osesp desde 2005 e Primeiro Violino do Quarteto Osesp desde 2008, o italiano de Trieste formou-se no Conservatório de Genebra, aperfeiçoando-se em Berlim e Salzburgo. Mais recentemente, sua dedicação à regência o levou a se aprimorar com Isaac Karabtchevsky e Frank Shipway. Como regente, destacam-se concertos no Teatro Colón, de Buenos Aires, no Teatro del Sodre, de Montevidéu, da própria Osesp e apresentações com as principais orquestras da América Latina. De 2017 a 2020 foi Diretor Musical da Orquestra de Câmara de Valdivia, no Chile, e é Diretor Artístico da Orquestra de Câmara Sphaera Mundi, de Porto Alegre.

Luisa Francesconi

A mezzo-soprano nasceu em Brasília e estudou canto lírico em Milão com Rita Patané. Colaborou com teatros como os de Palermo, Torino, Lisboa, México, Buenos Aires, Montevidéu e os principais brasileiros. Atua tanto no repertório de ópera, quanto no repertório de concerto, e já se apresentou junto à Osesp em diversas ocasiões.

Giovanni Tristacci

O tenor gaúcho estudou no Brasil e na Europa com nomes como Eduardo Alvares, Isabel Maresca e José van Dam, e em escolas como a Chapelle Musicale Reine Elizabeth, na Bélgica. É presença constante nas temporadas dos Teatros de Ópera brasileiros, como os theatros Municipais do Rio de Janeiro e São Paulo, e o Palácio das Artes, em Belo Horizonte.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato