TV Cultura exibe documentário inédito sobre os 90 anos de Claudia Andujar

Divulgação Claudia Andujar

Neste sábado (12/6), às 20h30, a TV Cultura exibe o documentário inédito 90 Anos Claudia Andujar: Uma Vida Com Os Yanomami. Produzido pela repórter Vanessa Lorenzini, faz uma retrospectiva da vida da fotógrafa e ativista cuja trajetória é marcada pela dedicação a um povo indígena ameaçado de extinção.

"Qualquer povo no mundo, se não consegue se defender, vai desaparecer e é a mesma coisa com os Yanomami", diz Claudia em entrevista exclusiva para o documentário. Ela alerta para o atual avanço do garimpo ilegal, que ignorou a pandemia e, em 2020, devastou uma área equivalente a 500 campos de futebol no território deles.

Quando conheceu os Yanomami, nos anos 1970, Claudia já era uma das fotógrafas mais conhecidas do Brasil, com trabalhos para revistas internacionais como Life e Look, e nacionais, incluindo Claudia, Quatro Rodas e Realidade. Ela se apaixonou pelo povo, abandonou o fotojornalismo e chegou a morar nas aldeias por longos períodos.

A fotógrafa criou uma nova linguagem para representar a cultura do povo originário do Brasil, mas logo se tornou testemunha de um etnocídio. A construção de estradas pelos governos militares levou, junto com o homem branco, destruição à floresta e epidemias que mataram milhares de índios. Nos anos 1980, a invasão dos garimpeiros causou ainda mais doenças, violência e alcoolismo.

O projeto artístico se transformou em luta política. Claudia promoveu campanhas de vacinação, mobilizou a imprensa, levantou fundos, escreveu manifestos, correu o mundo para denunciar o desrespeito aos povos indígenas e, depois de mais de 20 anos de luta, foi uma das responsáveis pela demarcação da Terra Indígena Yanomami, em 1992, que agora está novamente ameaçada. "Ela é nossa mãe", diz o líder yanomami Davi Kopenawa.

A fotógrafa suíça, naturalizada brasileira, diz que sempre se interessou em populações vulneráveis por conta do próprio passado. Ela vem de família judaica que foi perseguida e morta em campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. "Por muitos anos eu estava à procura, não sabia exatamente do quê. Hoje eu sei. Eu estava à procura de uma família, que eu encontrei", finaliza Claudia sobre os yanomami.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato