TV Cultura exibe série inédita: Cantareira - Águas da Mantiqueira

Divulgação

Neste sábado (12/6), estreia na TV Cultura a série documental Cantareira - Águas da Mantiqueira. A produção inédita de cinco episódios, que traz informações ricas sobre um dos pedaços históricos do Brasil, irá ao ar a partir das 20h.

A porta para o ouro das minas e das mulas é mais do que terra. Silenciosa e atenta, a serra que sempre esteve debruçada sobre o planalto faz parte de inúmeras passagens históricas do país. Tamanha é a narrativa, que os episódios seguem uma sequência respeitando a ordem dos acontecimentos. Desde sua geologia, de forma leve e sintética, até como a conhecemos hoje.

O roteiro inicia com uma abordagem de sua pré-história e conduz a narrativa até o momento da chegada da modernidade, demonstrando como o Jaraguá foi a porta para caminhos que ergueram o Brasil por dentro. São mostrados nos capítulos seguintes os entraves com os povos indígenas que tinham lá seu território sagrado e a busca pelo tão almejado ouro.

Além disso, os episódios também abordam o desenvolvimento do Sistema Cantareira, em que os pequenos produtores rurais procuram reinventar a relação com a natureza, transformando pastos em florestas e preservando os mananciais.

Essa linha do tempo traçada pelo documentário permite conhecer as múltiplas identidades de um único lugar. É ao mesmo tempo - como demonstra a produção - casa das nascentes d’água, dos povos indígenas - Guaranis - e também do enredo da música Trem das Onze, de Adoniran Barbosa.

A série inédita de cinco episódios, dirigida por Vito D’Alessio, conta com a produção de Angela Nadalucci, Giuseppe Santoro e Marcos Badilho.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato