3ª temporada de ''Cineastas do Real'' estreia no Canal Brasil

Divulgação

Amir Labaki busca entender as motivações por trás de importantes documentários e vasculhar detalhes da filmografia de seus realizadores na nova temporada de ''Cineastas da Real'', que estreia no Canal Brasil quarta, dia 04/08, às 19h30 – e, na mesma data, chega aos serviços de streaming Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo. Diretor do “É Tudo Verdade”, maior festival dedicado ao gênero no Brasil, e curador da faixa de mesmo nome, que ocupa a grade do canal às quartas, às 20h, Labaki tem uma relação muito próxima com essa vertente e recebe no programa consagrados documentaristas brasileiros para conversas sobre o universo do cinema real.

''A nova temporada de ‘Cineastas do Real’ é mais um importante capítulo da longa e bem-sucedida parceria entre o Canal Brasil, Amir Labaki e o É Tudo Verdade. Para além da curadoria e da apresentação dos filmes da faixa É Tudo Verdade, com o programa, o Amir traz um olhar crítico, de especialista, sobre a carreira dos maiores realizadores de documentários no Brasil – gênero que, nos últimos anos, vem vivendo uma fase muito fértil, de muitas premiações em festivais mundo afora. Com o ‘Cineastas do Real’, a gente consegue conhecer, com leveza e profundidade, a história de cada realizador, o que acaba criando registros fundamentais.  Os episódios são muito interessantes para que se entenda a maneira, o olhar de cada realizador, e como isso é transformado em filme, além da história da produção e da realização de documentários no Brasil'', afirma André Saddy, diretor-geral do Canal Brasil.

''A pandemia adiou a temporada e nos forçou a gravar remotamente. Perdi o privilégio do convívio pessoal, mas o programa nada perdeu em foco, sintonia e concentração”, explica Amir Labaki. “Renovo minha gratidão ao Canal Brasil, que não só renovou a parceria como tampouco pestanejou em apostar num novo formato diante das restrições sanitárias'', complementa.

O episódio de estreia investiga a obra de Walter Salles, diretor de documentários como ''Socorro Nobre'' (1995) e “Jia Zhangke, Um Homem de Fenyang” (2014). O tema central do programa é a possibilidade de somar ao cinema de ficção experiências com documentário. Sobre essa prática ser comum e pioneira no Brasil, Salles afirma: “Talvez isso aconteça porque no Brasil a realidade é extraordinariamente imprevisível. E chegamos ao ápice dessa questão hoje, na irrealidade cotidiana com a qual a gente se defronta todos os dias. Daí decorre também a dificuldade de se fazer ficção no Brasil. Isso já me aconteceu muitas vezes: começar uma história, ter dois anos de desenvolvimento e se dar conta de que os pontos cardinais dessa história já foram ultrapassados pela realidade. Tem um chamamento da realidade constante, que te pede pra filmar aquilo. A todo momentos os cineastas brasileiros se encontram com situações que precisam ser registradas. Eu acho que o cinema existe para, entre outras coisas, registrar aquilo que não mais será. E a gente tem a impressão constante de que, no Brasil, alguma coisa não está mais sendo”.

Nos programas seguintes, Labaki entrevista, respectivamente: Antonio Carlos da Fontoura, Joel Zito Araújo, Sandra Kogut, Sérgio Tréfaut, Ricardo Calil, Gregorio Bacic, Silvio Da-Rin, Daniel Santiago, Ana Carolina, Cristiano Burlan, Walter carvalho e Sérgio Oksman.

Amir Labaki - fundador e diretor do “É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários” – foi também diretor do Museu da Imagem e do Som de São Paulo e membro do rol de críticos do Festival Internacional de Documentários de Amsterdã (Holanda), o principal evento mundial dedicado ao gênero. Desde 2004 a faixa de documentários “É Tudo Verdade” faz parte da grade do Canal Brasil, e apresenta os destaques do festival, com curadoria de Labaki.

Cineastas do Real (2021) (13 x 25’)
Apresentação: Amir Labaki
Estreia: quarta, dia 04/08, às 19h30
Horário: quartas, às 19h30
Horário alternativo: às 13h30 e terça, às 7h
Classificação: Livre

Sinopse dos episódios:

_ep 1 - Uma entrevista com Walter Salles, diretor de documentários como “Socorro Nobre” (1995) e “Jia Zhangke, Um Homem de Fenyang” (2014).

_ep 2 - Conversa com Antonio Carlos da Fontoura, realizador de clássicos como “Heitor dos Prazeres” (1966) e “Ver Ouvir” (1966).

_ep 3 - Vencedor do É Tudo Verdade em 2001 com “A Negação do Brasil”, Joel Zito Araújo é o entrevistado do 3o episódio da temporada.

_ep 4 - A cineasta Sandra Kogut, de “Parabolic People” (1991) e “Um Passaporte Húngaro” (2001), discute sua obra com Amir Labaki.

_ep 5 - Cineasta brasileiro, radicado em Portugal, Sérgio Tréfaut fala da sua relação com o cinema e com os países.

_ep 6 - Vencedor do É Tudo Verdade em 2019 com "Cine Marrocos" e em 2021 com "Os Arrependidos", Ricardo Calil discute seu processo de criação em projetos solo e em parceria.

_ep 7 - Autor de "Retrato de Classe" (1977), o realizador Gregório Bacic conversa sobre sua produção no cinema e no audiovisual.

_ep 8 - Amir Labaki conversa com o cineasta Silvio Da-Rin, diretor de obras como "Hércules 56" (2007) e "Missão 115" (2018).

_ep 9 - Conversa com o realizador Daniel Santiago, diretor de "O Coração do Brasil" (2013) e produtor de clássicos como "Eles Não Usam Black-Tie" (1981).

_ep 10 - A cineasta Ana Carolina, de "Getúlio Vargas" (1974) e "Mar de Rosas" (1977), discute sua obra.

_ ep 11 - Vencedor do É Tudo Verdade em 2013 com "Mataram Meu Irmão, Cristiano Burlan discute sua obra e seus processos criativos.

_ep 12 - Uma entrevista com o cineasta Walter Carvalho, autor de documentários como "Janela da Alma" (2001) e "Raul - O Início, o Fim e o Meio" (2011).

_ep13 - A entrevista com o diretor brasileiro, radicado na Espanha, Sérgio Oksman, encerra a terceira temporada.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato