CNN SINAIS VITAIS trata da prevenção de afogamentos

Divulgação

O programa CNN Sinais Vitais, com o Dr. Roberto Kalil, que vai ao ar nesta quarta-feira (28.07), às 22h30min , traz o episódio Como Salvar Vidas.  No Brasil cerca de 15 pessoas morrem afogadas todos os dias e o público vai conhecer técnicas para prevenir esse tipo de situação e, principalmente, saber como agir diante de uma pessoa que está se afogando.

A equipe do programa esteve no Rio de Janeiro  para acompanhar de perto o trabalho de um dos maiores especialistas do mundo na prevenção de afogamentos. O médico David Szpilman é o fundador da Sobrasa (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático) e trabalhou durante décadas como médico do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. “A gente sabe que, das pessoas que nadam muito bem e sabem os quatro estilos, que têm noção de resgate, pelo menos 50% já se afogaram alguma vez”, destaca o Dr. Szpilman.

O Dr. Roberto Kalil e o cardiologista e especialista em ressuscitação Dr. Sérgio Timerman acompanharam um treinamento de salvamento aquático e prevenção feito por David Szpilman com os funcionários do AquaRio, o maior aquário da América do Sul. Ambos também visitaram o Grupamento Marítimo dos Bombeiros, em Copacabana, na zona sul carioca, para conhecer o trabalho de resgate realizado nas praias fluminenses e no Centro de Recuperação de Afogados. “O pior dia para um guarda-vidas é quando a gente sai de uma ressaca e abre o sol. As pessoas tendem a abusar mais", contou o Coronel Fernando Melo, comandante das Atividades de Salvamentos Marítimos do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro.

Divulgação

Divulgação

O programa também trata da história de Jade Barbosa, que após ter vivenciado o afogamento do filho de dois anos na piscina de casa e não saber como agir, criou um grupo de apoio para os pais que vivem situações semelhantes. "Esse grupo foi onde eu encontrei o meu perdão próprio. Apenas 3% das crianças que se afogam têm alguma chance de sobreviver, como foi o caso do meu filho. Então é importante que a gente encontre essas pessoas, fale com elas para que não se sintam sozinhas", relata. 

O programa ainda discute a importância do treinamento e preparo de surfistas como agentes multiplicadores de conhecimento sobre as técnicas que podem salvar vidas na água. E ainda: no Aquário do Rio de Janeiro, Dr. Roberto Kalil é convidado a mergulhar em um tanque de três milhões e meio de litros de água com 18 tubarões. Será que ele vai topar o desafio?

Saiba mais no site www.cnnbrasil.com.br e nos perfis @cnnbrasil nas redes sociais.

O ''CNN Sinais Vitais'', com Dr. Roberto Kalil, vai ao ar na quarta-feira (28/07), às 22h30, logo após o ''Jornal da CNN'', na faixa nobre da CNN Brasil.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato