É hoje a final da terceira temporada de 'Mestre do Sabor'

Divulgação Globo/Fabio Rocha

É hoje a grande final de 'Mestre do Sabor'! Uma mistura de histórias, desafios, emoções, culturas, aprendizados e sabores marcou a terceira edição do reality, comandado por Claude Troisgros, Batista e Monique Alfradique. Ao vivo, após ‘Império’, os mestres Kátia Barbosa, Leo Paixão e Rafa Costa e Silva enfrentam a maior decisão da temporada, escolher o prato mais gostoso entre o quarteto finalista. Quem será que leva a melhor na competição gastronômica, Cadu Moura, Danilo Takigawa, Pedro Barbosa ou Rodrigo Guimarães? 
 
De sabores, Claude entende. Cozinheiro há 48 anos, o chef e apresentador está animado para hoje à noite e elege seu momento favorito do programa. “Tiveram vários momentos marcantes para mim. Mas me emociona sempre muito quando podemos mostrar o trabalho de algumas personalidades, como João Diamante. É uma inspiração todo o trabalho social que ele faz e a cozinha dele. Teve também o Jediner Delpupo, do Espírito Santo, com os ovos. Essas participações reforçam a força da gastronomia brasileira”.
 
Enquanto isso, Batista fala que uma experiência em ‘Mestre do Sabor’ lhe fez voltar ao passado, a prova que serviram arroz doce com doce de feijão com café: “Nada como experimentar algum prato que nos remeta a uma memória afetiva, lembrança da família, de algum lugar especial. Estava muito bem feito e mostrou que três ingredientes simples da nossa mesa do dia a dia podem fazer bonito!”. 
 
Para Monique Alfradique, são vários os momentos especiais da edição, que foi representada por “participantes chefs talentosíssimos, ressaltando sempre a importância da gastronomia brasileira, as combinações inusitadas, os pratos deliciosos, e valorizando esse Brasil que é tão plural e de tantos sabores”. A apresentadora ainda destaca que o coração apertou a cada eliminação: “Sabemos que tem muito significado por trás dos pratos e da trajetória da pessoa, até chegar ao programa”. Kátia Barbosa concorda e valoriza o desempenho de seu time durante o programa. “O ponto alto foi ver o trabalho da minha equipe, que fez um menu irrepreensível quando ganhamos o melhor prato. Um menu com muita brasilidade”, relembra a mestre.  
 
Os chefs Leo Paixão e Rafa Costa e Silva, cada um com dois competidores na final, também refletem quais são as lembranças mais impactantes da temporada que já guardam na memória. “Como um todo, foi o tanto que o nível estava alto dos participantes. A gente discutia bastante na hora de avaliar os pratos. Fiquei muito feliz com a forma que eles cozinharam, com o que eles apresentaram para a gente. Realmente, o que me marcou foi o nosso bate boca ali nos bastidores, na sala dos mestres, na hora que a gente está discutindo para chegar em um consenso. Foram muitas decisões divididas mesmo, o negócio foi no páreo duro. Acho que foi o ‘Mestre do Sabor’ com mais decisões divididas de todos os tempos”, ressalta o mestre Leo. Já para Rafa, vários momentos e etapas foram muito importantes: “Todos me marcaram de uma forma diferente. Mas acho que o que mais me marcou realmente foram a amizade que fiz com eles, o envolvimento deles com toda a competição, o improviso de coisas que são muito difíceis de fazer em poucos minutos e o esforço deles quanto às provas”. 
 
Na corrida para vencer o título de ‘Mestre do Sabor’ e do prêmio de R$250 mil, o pernambucano Cadu Moura, que vive há quase 10 anos na Bahia, destaca três provas do programa que ele conquistou: a primeira individual, com nhoque como tema; a do duelo, que seu prato obrigatoriamente tinha que usar mortadela e ele voltou ao passado, quando a avó fazia cuscuz com o famoso embutido; e a da semifinal, com um prato de uma cor só. “Foram muitos os momentos que me marcaram. Minha trajetória vem de muitas conquistas, de muita batalha, de coisas que passei na vida, e sozinho fui lutando contra. E no ‘Mestre do Sabor’ pude ver que eu era capaz”, diz Cadu, do time Leo Paixão. 
 
Pedro Barbosa, também representante da equipe de Leo, é de São Paulo, e não acreditou quando Claude Troisgros elogiou um de seus pratos. “Ele escolheu a sobremesa que fiz com ovo como um dos melhores menus da vida dele. Foi um momento especial para mim! Ele, Batista, Kátia, Leo e Rafa são únicos para a nossa gastronomia e tê-los como mestres foi incrível. Sou muito grato por essa experiência na minha vida’, descreve Pedro. 
 
Chef de Curitiba, Danilo Takigawa é um dos finalistas de ‘Mestre do Sabor’ e fez bonito no time de Rafa Costa e Silva. “Um dos momentos que mais me marcou foi realmente o prato de entrada. Sou uma pessoa bem tímida, que tinha bastante dificuldade de me expor dessa forma, quando deu certo entrar no programa, falei ‘caiu a ficha’. Para mim, simboliza o começo de uma nova adaptação, era como se fosse um bloqueio que eu tinha de não querer me expor, de expor o meu trabalho. E está sendo ótimo derrubar um pouco essa barreira, ter entrado no programa significa muito para mim”, explica Danilo. 
 
O carioca Rodrigo Guimarães também é um dos destaques da equipe do mestre Rafa e completa o quarteto finalista de chefs. Entre as provas da competição que mais mexeu com ele, a com comida de boteco: “Tinha o lado emotivo, por eu ser do Rio de Janeiro e ter frequentado bastante botecos com meus amigos. A prova em si tinha três preparações diferentes naquele curto espaço de tempo, foi uma loucura. Foi muito legal”, comenta. O que Rodrigo já leva de lembrança de ‘Mestre do Sabor’? “A história de cada participante. Pude conhecer suas histórias, suas filosofias, suas técnicas e seus pensamentos distintos, e isso voltou para mim de uma forma inspiradora. Tudo isso vai me ajudar nos meus próximos desafios”, enaltece.  
 
Sucesso entre os formatos originais da Globo, ‘Mestre do Sabor’ tem direção artística de LP Simonetti e direção geral de Aída Silva. Sob o comando de Claude Troisgros, com Batista e Monique Alfradique, o programa conta com os mestres Kátia Barbosa, Leo Paixão e Rafa Costa e Silva no comando dos times. ‘Mestre do Sabor’ vai ao ar às quintas-feiras, após ‘Império’, na TV Globo, e às sextas-feiras, às 21h30, no GNT.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato