Globoplay estreia episódio extra da série documental ‘O Caso Evandro’ nesta quinta-feira

Divulgação Globo

Lançada em meados de maio, a série original Globoplay 'Caso Evandro' ganha um episódio extra nesta quinta-feira, dia 08, na plataforma. Batizado de “Consequências”, este novo capítulo da história traz depoimentos exclusivos de importantes personagens da investigação mostrando o impacto que a grande repercussão e engajamento público a partir do lançamento da série teve na vida dos envolvidos no caso. Um deles é Osvaldo Marcineiro, um dos acusados que foi torturado para assumir a responsabilidade pela morte do menino Evandro Caetano, que fala pela primeira vez desde que foi preso. A entrevista de Osvaldo também ganha um episódio especial do podcast 'Projeto Humanos', grande sucesso produzido por Ivan Mizanzuk, que chega ao Globoplay, e nas principais plataformas de áudio, nessa mesma data. 
 
“Ele foi tão atacado por ser pai de santo e agora vai poder falar disso abertamente, poder falar dessa prática e dessa vida. Ele também vai falar do tempo dele na prisão, como foi tratado pelos outros presos. Acho que a conversa vai render uma reflexão importante para a sociedade”, adianta Mizanzuk. “O grande momento do episódio extra é a entrevista com o Osvaldo Marcineiro, algo que muita gente espera há 29 anos. O relato é inédito, muito bonito e emocionante”, avalia Aly Muritiba, diretor da série. “Ele nunca assumiu o nome dele nas redes sociais, nesses anos todos usou um pseudônimo. O Osvaldo tinha um bloqueio e diz que, com a série, surgiram pessoas boas no mundo, que se solidarizaram com ele”, completa Michelle Chevrand, diretora da série ao lado de Aly, que revela que outro depoimento emocionante é o do filho de Osvaldo.
 
O sétimo episódio de 'O Caso Evandro' estreou no início de junho provocando grande comoção e inúmeras reviravoltas, incluindo o procedimento de abertura de um processo contra o Estado do Paraná por crimes contra a humanidade, promovido pelo advogado de defesa Antonio Figueiredo Basto. Além de Basto, alguns personagens já conhecidos na trama voltam a ser entrevistados, casos de Beatriz e Celina Abagge. Outra grande novidade fica por conta da participação de Alex Rosa, uma das crianças desaparecidas nos anos 90 que se reconheceu na série e procurou Ivan Mizanzuk para dar o seu relato. “O Alex não era um caso em aberto. Ele sumiu em dezembro de 1991 e voltou para casa em outubro de 1992. O caso dele foi solucionado, o sequestrador não foi pego na época, mas foi preso depois. O que eu achei mais surpreendente dessa história foi quando ele veio falar comigo e começou a me contar tudo. Repassei essas informações à delegada do SICRIDE, Delegacia de Crianças Aparecidas de Curitiba.  Lá, eles tinham detalhes que podem ajudar a jogar uma luz sobre outros casos da época, não o caso Leandro Bossi, tampouco o caso de Evandro, mas o de outras famílias que passaram por situações semelhantes”, explica Mizanzuk.
 
Outra entrevista inédita é a de Roberto Requião, governador do Paraná na época do crime envolvendo o menino Evandro, que, pela primeira vez, aceitou falar sobre o caso para os produtores da série e do podcast. 
 
Entenda o Caso Evandro
Em 1992, o desaparecimento e a morte de um menino de seis anos, Evandro Caetano, em uma pequena cidade do litoral do Paraná, chamada Guaratuba, chocaram o país. Não só pela brutalidade com que foi assassinado, mas pelos desdobramentos políticos e judiciários do caso. Apesar de ser um episódio conhecido do grande público, o ‘Caso Evandro’ ganhou novos rumos de investigação a partir da apuração de Ivan Mizanzuk, que construiu, a partir dessa história, a temporada de maior sucesso do podcast ‘Projeto Humanos’. Em maio, o caso narrado em mais de 30 episódios e mais de 40 horas de áudio por Ivan ganhou sua versão em vídeo neste ano com a série documental ‘O Caso Evandro’ no Globoplay, a primeira adaptação do gênero do Brasil.  A produção da série, realizada pela produtora Glaz e gravada no início de 2020 sob a direção geral de Aly Muritiba, que divide a direção com Michelle Chevrand, tem roteiro assinado por Angelo Defanti, Arthur Warren, Ludmila Naves e Tainá Muhringer e contou com a participação do próprio Ivan Mizanzuk na frente e atrás das câmeras. Com oito episódios publicados - sendo que um deles já era de conteúdo extra, focado no caso do menino Leandro Bossi -, 'O Caso Evandro' acaba de ganhar um novo episódio extra disponível a partir desta quinta-feira, dia 08.
 
Sobre Projeto Humanos 
Disponibilizado no portfólio de áudio do Globoplay neste ano, ‘Projeto Humanos’ é um podcast que busca explorar o formato de storytelling em temporadas dedicadas a narrativas aprofundadas sobre diferentes fatos e temas. Foi idealizado por Ivan Mizanzuk em 2015. O ‘Caso Evandro’ é o tema da quarta temporada do ‘Projeto Humanos’. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato