Minissérie documental ''Para Onde Vamos?'' estreia no Canal Brasil

Divulgação

Coprodução da FLUXA Filmes e Canal Brasil, a minissérie documental ''Para Onde Vamos?'', dirigida por Claudia Alves,  estreia dia 07 de julho, às 19h30, no Canal Brasil – na mesma data, todos os episódios estarão disponíveis nos serviços de streaming Canais Globo e Globoplay. Produzida durante a pandemia, a partir do levantamento inédito de histórias e de dados realizado pelo Movimento Mulheres Negras Decidem e pelo Instituto Marielle Franco no relatório homônimo, em junho de 2020, a atração apresenta o movimento de mulheres negras no Brasil através da história de ativistas que estão liderando verdadeiras revoluções no modo de fazer e pensar políticas públicas no país. 

Ao longo de três episódios, a produção traz uma narrativa de ação, potência e perspectiva positiva que desconstrói e subverte os espaços marcados por exclusão e violência. Anielle Franco (Rio de Janeiro), Áurea Carolina (Minas Gerais), Elaine Ferreira do Nascimento (Piauí), Paula Beatriz de Souza Cruz (São Paulo), e Vilma Reis (Bahia) são as entrevistadas que, de dentro da política institucional ou na sociedade civil, atuam em seus territórios e são representantes da maior força de progresso e renovação hoje no Brasil.

O relatório que originou a série entrevistou 245 ativistas negras por todo o Brasil e 62% delas afirmaram atuar diretamente em alguma ação de combate a COVID-19 e seus impactos. A pesquisadora em saúde pública Elaine Ferreira do Nascimento, reforça no segundo episódio: "As grandes ações de segurança alimentar, de proteção à violência contra mulher, no Brasil inteiro, foram feitas por mulheres negras, por conta da ausência do Estado. A primeira grande iniciativa, por exemplo, de suporte às famílias chefiadas por mulheres durante a pandemia de covid 19, veio do Rio de Janeiro, da favela do Jacarezinho (...) Nós estamos falando de uma favela - 95% dessas famílias são chefiadas por mulheres negras".

Para a coordenadora de pesquisa, Ana Carolina Lourenço, do Mulheres Negras Decidem, o projeto faz parte da consolidação de um processo de amadurecimento muito grande. "Acho que de todos os processos que a gente vivenciou até hoje, o Para Onde Vamos é o mais completo na sua complexidade de temas, vozes, equipes envolvidas e parcerias. Espero que a série seja um convite para milhares de pessoas de que é possível sim construir um outro futuro e de que há maneiras e caminhos de fazer isso agora."

Equipe de mulheres

O trabalho, realizado durante a pandemia da Covid-19, contou apenas com profissionais mulheres na equipe. No set, apenas mulheres negras, que representam 80% de toda a produção. O propósito de manter equipes diversas e inclusivas é compromisso da FLUXA Filmes, produtora criada pelas jornalistas Bárbara Bárcia, Claudia Alves e Fernanda Prestes. 

"Foi uma responsabilidade muito grande. Tínhamos um tema muito relevante para documentar e uma equipe muito enxuta por conta da pandemia. Só que a gente partiu de um lugar onde todo mundo sabia a importância do projeto, a produção executiva conversou muito sobre isso e eu, como diretora, era a representante em set da nossa produtora. Em todo o processo, houve um cuidado na escolha da equipe, montamos um set de mulheres negras e equipes locais, isso potencializou nossa relação com as entrevistadas", conta Claudia Alves, que além da direção, também assina o roteiro da série.

Os números são expressivos no audiovisual, que apresenta um cenário majoritariamente masculino e branco. O último relatório da Ancine é alarmante: nenhuma mulher negra dirigiu ou roteirizou os filmes nacionais analisados pela agência no ano de 2016. Além disso, em cada cidade de filmagem, a produção também contou com profissionais locais para assistência de câmera e captação de som, buscando descentralizar o olhar de construção dessas narrativas.

MULHERES NEGRAS DECIDEM

O Mulheres Negras Decidem tem na sua razão de ser a luta pela superação da sub-representação de mulheres negras nas instâncias de poder e, em especial, na política institucional. O movimento centra seu trabalho em formação política, reposicionamento de temas na agenda pública e pesquisas centradas em dados. As mulheres negras candidatas nos pleitos eleitorais é o foco da atuação. Muitas das atividades e engajamentos possuem o objetivo de acessar o universo dessas mulheres e potencializar suas incidências na sociedade. Todos os projetos do MND tem como fundamento a ideia de que as mulheres negras, 28% da população, oferecem um repertório político extremamente criativo, singular e fundamental no fortalecimento de uma democracia tão fragilizada como a brasileira. 

INSTITUTO MARIELLE FRANCO

O Instituto Marielle Franco é uma organização de direitos humanos criada pela família de Marielle Franco com o objetivo de lutar por justiça, defender sua memória, multiplicar o legado e regar suas sementes. A organização que nasce a partir de um episódio brutal de violência política, hoje atua principalmente dentro dos temas de violência política de gênero e raça, om produções de pesquisas e acompanhamento de casos de violência política contra mulheres negras e transsexuais, e advocacy nacional e internacional no tema de garantia de direitos políticos de mulheres negras defensoras de direitos humanos. Sua missão consiste em inspirar, conectar e potencializar mulheres negras, LGBTs e periféricas a seguirem movendo as estruturas da sociedade em busca de mais justiça e igualdade, através do legado e da memória de Marielle Franco. 

FLUXA FILMES

A FLUXA Filmes é uma produtora de conteúdo que conta e cria histórias que retratam o protagonismo feminino em toda sua diversidade - na frente e por trás das câmeras, da ficção ao documentário. As sócias Bárbara Bárcia, Claudia Alves e Fernanda Prestes acreditam na potência do audiovisual para um impacto positivo na sociedade e promovem igualdade de gênero e raça através do compromisso com as narrativas femininas e garantia de equipes diversas. Foram idealizadoras, roteiristas e diretoras de conteúdo da série #OFuturoéFeminino, premiada no New York Festivals TV & Film Awards 2020 e finalista do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e do prêmio da Associação Brasileira de Roteiristas e Autores.

Para Onde Vamos? (2021) (3x25’)
INÉDITO e EXCLUSIVO
Direção: Claudia Alves
Roteiro: Anny Ribeiro e Claudia Alves
Estreia: quarta, dia 07/07, às 19h30
Horário: quarta, às 19h30
Alternativos: quinta, às 13h30; sexta, às 15h30; e terça, às 7h.
Maratona: dia 25/07, a partir das 9h45.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato