O filósofo José Arthur Giannotti é homenageado pelo canal Curta!

Divulgação Curta!

Um dos principais filósofos brasileiros, o paulista José Arthur Giannotti morreu na tarde desta terça-feira, dia 27, aos 91 anos. Professor e escritor, foi um dos principais analistas do pensamento marxista e um dos fundadores do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento). O canal Curta! homenageia o pensador exibindo na programação um trecho do episódio da série “Incertezas Críticas”, de Daniel Augusto. Nele, Giannotti fala sobre o que é filosofia e reflete sobre filósofos que se associaram à política, citando expressamente o caso de Heidegger, que se filiou ao partido nazista. Ele conclui que a filosofia não é neutra. 

“José Arthur Giannotti era professor emérito de filosofia na USP e pesquisador do Cebrap. Escreveu livros fundamentais, tais como “O jogo do belo e do feio” (Companhia das Letras, 2005) e participou ativamente do debate público no Brasil. No episódio inédito da série “Incertezas Críticas”, ele falou sobre o que é a filosofia, refletiu sobre a democracia, o fascismo, os desafios da vida no capitalismo contemporâneo, entre outros temas. Sua morte é uma perda enorme para o Brasil, mas sua obra continuará como uma referência imprescindível para o pensamento no país”, comenta Daniel Augusto.

Uma das últimas entrevistas do filósofo poderá ser vista na terceira temporada da série “Incertezas Críticas”, do diretor Daniel Augusto, sucesso na programação do canal Curta!. Enquanto as duas primeiras temporadas trouxeram à baila as reflexões de pensadores estrangeiros como Noam Chomsky, Jacques Rancière e Zygmunt Bauman, a terceira, que estreia em 12 de agosto, se volta exclusivamente aos intelectuais brasileiros.

A seleção está repleta de nomes que se destacam no cenário nacional com suas reflexões diante do mundo contemporâneo. A cada episódio, um convidado. Participam dessa temporada: Christian Dunker, Djamila Ribeiro, Eduardo Viveiros de Castro, Ismail Xavier, José Arthur Giannotti, José Miguel Wisnik, Maria Rita Kehl, Marilena Chaui, Olgária Matos, Paulo Arantes, Peter Pál Pelbart, Raquel Rolnil e Renato Janine Ribeiro. “Incertezas Críticas” é uma produção da Grifa viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato