Pesquisa aponta que partidos de centro estão 'em cima do muro' sobre impeachment de Bolsonaro

Reprodução/Flickr Palácio do Planalto  

O professor Felipe Nunes exibe, na edição desta quarta-feira (7) do Manhattan Connection, uma pesquisa inédita sobre a temperatura política dos deputados no Congresso em relação a possibilidade do impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Apresentada por Lucas Mendes e Caio Blinder, a edição vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion e nas redes sociais Twitter e Facebook.

Nunes, que leciona ciência política na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e é diretor da Quaest - empresa que reúne tecnologia e inteligência de dados para realizar pesquisas observacionais e experimentais - leva ao programa dados sobre um levantamento feito de acordo com as manifestações nas redes sociais em relação ao pedido de impeachment, assunto tão debatido na última semana.

O levantamento mostrou que entre os 513 deputados federais no Brasil, 119 são favoráveis ao impeachment de Bolsonaro, 78 são contra e 319 não se manifestaram.

Dentro dessa porcentagem, é possível identificar que quem não se manifestou pertence a partidos de centro. Nunes diz que esse silêncio se deve a "coalizão bolsonarista, que é montada em torno de uma combinação de partidos que dependem do governo, que trocam cargos e verbas pelo apoio ao presidente".

Ele afirma ainda que a pesquisa inédita evidencia o papel das redes sociais. Sem realizar uma pesquisa de campo, é possível ver para onde as coisas vão caminhar. "É um exemplo pequeno de como conseguimos estimar o comportamento das pessoas sem perguntar diretamente para elas", disse.

O professor conclui a apresentação da pesquisa dizendo que as redes sociais mostram que não haverá impeachment. O presidente cumprirá seu mandato até o fim.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato