Baseado em série da Netflix, Estação Livre fala sobre inocentes presos injustamente

Créditos: Larissa Marques

Nesta sexta-feira (20/8), o Estação Livre se baseia na série Olhos Que Condenam, da Netflix - dirigida por Ava DuVernay e produzida por Oprah Winfrey, que conta a história de cinco jovens condenados injustamente no Central Park, em Nova Iorque - e discute casos semelhantes ocorridos no Brasil. Apresentado por Cris Guterres, vai ao ar inédito a partir das 22h, na TV Cultura.

No estúdio do programa, o ouvidor de Polícia Dr. Elizeu Soares Lopes fala sobre o que as polícias Militar, Civil e Técnica Científica estão fazendo para diminuir o racismo nas ações policiais, e Lennon Seixas Vieira conta como foi vítima de prisão injusta provocada pelo racismo .

O Estação Livre mostra também como a Innocence Project Brasil trabalha para ajudar vítimas inocentes de prisões injustas e como funciona o reconhecimento facial. Participam do programa ainda o advogado Doutor Flávio Campos, o educador social Marcelo Dias e o pai de Lennon Seixas, Junior César Vieira da Silva.

Reportagens

A atração apresenta a ONG Innocence Project Brasil, criada em 2016, que trabalha para fazer justiça às pessoas condenadas injustamente. O projeto envolve mais de 70 organizações ao redor do mundo, a maioria delas nos Estados Unidos, e já reverteu as decisões equivocadas de 350 pessoas inocentes. Inclusive eles atuaram no caso dos jovens da série Olhos Que Condenam .

O caso de Lennon Seixas Vieira também é revelado no programa. Ele foi abordado pela polícia junto com o amigo Bruno dos Prazeres. Levados à delegacia, foram acusados de sequestro e roubo, reconhecidos erroneamente pela vítima e presos. A família acabou sendo responsável por realizar as investigações que acabaram por inocentar os rapazes por falta de provas e incongruências no processo.

Em outra reportagem, mais um caso de prisão errônea que a justiça reconheceu ser baseada no racismo. Luiz Carlos Justino é um jovem de 24 anos, envolvido com música desde os seis anos de idade e fã do compositor italiano Vivaldi. No ano passado, ele foi preso injustamente por um assalto que não cometeu e dormiu quatro noites na prisão. Em junho de 2021 foi finalmente absolvido.

O racismo também está presente no sistema de reconhecimento facial. Usado pelas polícias do Brasil desde 2019 para identificar pessoas suspeitas ou acusadas de algum crime, empresas como a Microsoft admitem que, por terem sido criados por brancos, com base em rostos de pessoas também brancas, o sistema apresenta imprecisão no reconhecimento de negros. A consequência disso é a continuidade de uma política de encarceramento que é falha e racista.

Por fim, o caso da cantora, compositora, ativista e líder do Movimento Sem Teto do centro de São Paulo, Preta Ferreira, que foi detida sem provas em 2019. Com componente político, ela foi acusada de extorsão e associação criminosa, por conta da mensalidade cobrada nas ocupações lideradas por ela e sua mãe, Carmen Silva. Nunca foram apresentadas provas contra elas e a detenção foi baseada em uma carta anônima. A soltura de Preta coincidiu com a presença da ativista estadunidense Angela Davis no Brasil, que fez questão de apoiá-la.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato