Caminhos da Reportagem revela sonho paralímpico de veteranos e estreantes nos Jogos

Divulgação

A edição inédita do programa Caminhos da Reportagem revela as histórias de atletas veteranos e estreantes de diversas modalidades do movimento paralímpico nacional neste domingo (22), às 20h, na TV Brasil.

A produção destaca o papel do evento na promoção de valores além do esporte, contribuindo para a inclusão e a transformação social. A matéria especial ainda traça um panorama sobre as expectativas do desempenho do país nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020.

Os competidores contam suas trajetórias e sonhos paralímpicos para a repórter Carla Maia. Entre os convidados estão nomes consagrados como o nadador Daniel Dias, o velocista Petrúcio Ferreira e o judoca Antônio Tenório. O trio é inspiração para as futuras gerações de atletas do país.

A atração jornalística da emissora pública também traz entrevistas com novos talentos do esporte paralímpico brasileiro. A produção conversa com Wendell Belarmino, da natação, e Débora Menezes, do parataekwondo, modalidade que estreia no Japão

Sem exceção, eles destacam o esporte como fator de inclusão e transformação. Criada em 1960, a Paralimpíada é o maior evento do mundo que reúne pessoas com deficiência. Elas representam 15% da população mundial segundo a Organização Mundial de Saúde.

O Brasil leva ao Japão a maior delegação em Jogos Paralímpicos fora de casa. De 24 de agosto a 5 de setembro, 260 atletas, sendo 194 homens e 96 mulheres, vão perseguir a meta do Comitê Paralímpico Brasileiro de manter o país entre os dez primeiros no ranking de medalhas.

Ídolos relatam histórias de vida inspiradoras

Petrúcio Ferreira, hoje o velocista mais rápido do mundo no desporto paralímpico, faz questão de homenagear a Paraíba, seu estado de origem, a cada conquista. Ele diz que aprendeu desde cedo, ao observar a lida dos pais na roça, em São José do Brejo do Cruz, a ir atrás dos seus sonhos.

"Meus pais sempre me passaram que eu poderia ser uma pessoa eficiente, nunca desistir dos objetivos, nunca tirar o sorriso do rosto por mais difícil que tenha sido o nosso dia", lembra Petrúcio durante o bate-papo.

O judoca Antônio Tenório, com 50 anos, subiu ao pódio em todos os Jogos Paralímpicos que disputou. Desta vez chegou a pensar que estaria fora das competições depois de ter passado duas semanas numa UTI por complicações da Covid-19.

Apesar disso, o campeão deu a volta por cima e foi o primeiro atleta da delegação a ser vacinado antes de carimbar o passaporte para o Japão. "O momento desse evento vai ser muito importante para a humanidade se reafirmar e falar, estamos aqui e estamos lutando unidos contra esse vírus”, opina Tenório.

Treinar em meio a pandemia exigiu criatividade. Quando o Centro de Treinamento do Comitê Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, fechou as portas no ano passado, o jogador de futebol de 5, Nonato, escalou a mulher e as cunhadas no campinho improvisado em Orocó, em Pernambuco.

Já a mesa-tenista Jennyfer Parinos jogou com o namorado na sala de casa e precisou lutar até a última hora por uma vaga em Tóquio. Ela encarou adversárias que nunca tinha vencido na última seletiva da modalidade e diz que saiu mais forte dessa experiência.

Para o Brasil, estes Jogos vão ser marcados pela despedida de um ídolo. O maior medalhista paralímpico do país, Daniel Dias, anunciou que vai deixar as piscinas quando voltar do Japão. Um dos motivos que o levaram à aposentadoria é a mudança na classificação da natação paralímpica, que torna mais difícil pra ele a conquista de medalhas.

Segundo o presidente do Comitê Paralímpico Internacional, o brasileiro Andrew Parsons, o novo sistema foi definido e aprovado pelos representantes dos países que participam da natação paralímpica.  Mas Daniel afirma que não vai desanimar em Tóquio e quer mostrar sua melhor versão.

"Eu já tenho sido muito grato por tudo o que conquistei, por tudo o que vivi. E ali vai ser a cereja do bolo porque o bolo já tá construído. Vem a cereja pra encerrar uma bela de uma carreira", avalia, com otimismo, Daniel Dias.

Inspirada pelo veterano e por outros destaques das Paralímpíadas, vem aí uma nova geração. O nadador Wendell Belarmino é um dos 87 atletas estreantes na delegação brasileira. O brasiliense é também uma das promessas de pódio pelo rendimento nos últimos mundiais. Ele diz que o seu maior objetivo é inspirar pessoas e estimular novos atletas exatamente como faz Daniel Dias.

Outra atleta que vai participar pela primeira vez dos Jogos Paralímpicos é Débora Menezes, do parataekwondo,  modalidade que entra na disputa por medalhas no Japão. Ela diz que trabalha pela "douradinha" todos os dias e quer mostrar ao mundo como o esporte abre caminhos para a conquista de sonhos.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato