Canal Brasil homenageia Glauber Rocha nos 40 anos de sua morte

Divulgação

No dia 22 de agosto são completados 40 anos da morte de Glauber Rocha e o Canal Brasil preparou uma homenagem para o cineasta. A programação da "Mostra Glauber Rocha" tem início na segunda, dia 16/08, às 11h, e vai até domingo, dia 22/08. Foram selecionados filmes dirigidos por ele e também obras que têm sua vida e carreira como base, além da série "Glauberianas", que resgata parte do trabalho do artista na apresentação do programa "Abertura", entre 1979 e 1980. Serão exibidas produções como "Deus e o Diabo na Terra do Sol" (1985),"O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro" (1969) e "Terra em Transe" (1967).

Mostra Glauber Rocha
Início: segunda, dia 16/08, às 11h

Diário de Sintra (2007) (91’)
Horário: segunda, dia 16/08, às 11h
Classificação: Livre
Direção: Paula Gaitán

Sinopse: Narrada por Paula Gaitán, a obra é um ensaio poético do último ano de vida de Glauber Rocha, quando o casal morou em Portugal com os filhos. Paula refez a viagem 25 anos após partir com Glauber, já muito doente. Além de cenas inéditas, o filme mostra a relação filosófica do cineasta com a morte.

Glauberianas (1967) (6 x 25’)
Horário: de segunda, dia 16/08, a sábado, dia 21/08, às 12h30
Classificação: Livre
Direção: Simone Zuccolotto

Sinopse: No final da década de 70, o Brasil viveu um momento de distensão política que permitiu a intelectuais ‘marginalizados' manifestarem ideias até então sufocadas pela Ditadura Militar e o AI-5. Esse histórico período da redemocratização brasileira foi sintetizado pelo programa "Abertura", apresentado por Glauber Rocha e veiculado na extinta TV Tupi entre 1979 e 1980. Com base nesse material de grande valor estético e de contestação política, o Canal Brasil preparou, sob a direção de Simone Zuccolotto, o Glauberianas, uma série de 6 programas que resgata parte deste trabalho realizado por Glauber, associando-o a novas entrevistas feitas com nomes relevantes no contexto cultural do Brasil, na época e ainda hoje.

Barravento (1985) (81’)
Horário: segunda, dia 16/08, às 16h
Classificação: 12 anos
Direção: Glauber Rocha

Sinopse: Uma comunidade de pescadores da Bahia é explorada pelo proprietário da rede. A solução da questão envolve o confronto de dois representantes do grupo: Aruã e Firmino, que desencadeia uma crise violenta. 

Deus e o Diabo na Terra do Sol (1985) (119’)
Horário: terça, dia 17/08, às 16h
Classificação: 14 anos
Direção: Glauber Rocha

Sinopse: Esta obra-prima do Cinema Novo Brasileiro narra a saga do sertanejo Manoel que, após matar um coronel, foge e acaba se unindo a um grupo religioso. Indicado à Palma de Ouro em Cannes. 

A Idade da Terra (1980) (133’)
Horário: quarta, dia 18/08, às 16h
Classificação: 16 anos
Direção: Glauber Rocha

Sinopse: O longa-metragem faz alusões à vida e à missão de Cristo, que aparece ora como operário, ora como personagem de candomblé. As cidades de Rio de Janeiro, Salvador e Brasília são o cenário dessa história.

O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro (1969) (110’)
Horário: quinta, dia 19/08, às 16h
Classificação: 14 anos
Direção: Glauber Rocha

Sinopse: De Glauber Rocha, a obra é uma das mais simbólicas do Cinema Novo Brasileiro. Ela acompanha Antonio das Mortes, um matador que aceita eliminar cangaceiros rebeldes, mas acaba envolvido com a causa do grupo.

Terra em Transe (1967) (118’)
Horário: sexta, dia 20/08, às 16h
Classificação: 14 anos
Direção: Glauber Rocha

Sinopse: País fictício da América Latina, Eldorado é palco de uma convulsão interna desencadeada pela luta em busca do poder. No centro dos acontecimentos, está o cínico jornalista Paulo Martins.

Rocha Que Voa (2001) (94’)
Horário: domingo, dia 22/08, às 10h
Classificação: Livre
Direção: Eryk Rocha

Sinopse: A partir da premissa de que nenhuma revolução acontece isoladamente, o cineasta Eryk Rocha busca reconstituir o diálogo ocorrido entre o Cinema Novo brasileiro e o Cine Revolucionário cubano.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato