CNN SÉRIES ORIGINAIS traz a série 'A Sociedade da Intolerância'

Divulgação

O CNN Séries Originais estreia a série A Sociedade da Intolerância. Em três episódios, será retratado como agem os intolerantes, bem como haverá histórias de vítimas desses ataques no Brasil. Cada programa traz um recorte específico: o primeiro episódio trata da intolerância religiosa, o segundo fala sobre racismo e xenofobia e o último sobre homotransfobia.

Mas, afinal, o que é intolerância?

"Intolerância é você associar diferença a inferioridade. Intolerância é você constranger, humilhar, ofender, ultrajar, vilipendiar ao outro", explica Hédio Silva Júnior, coordenador do Instituto de Defesa das Religiões Afro-brasileiras.

O primeiro episódio “Os ataques às religiões” que vai ao ar nesta quinta-feira (05.08), às 22h30min, mostra o que está por trás dos ataques às religiões. De acordo com o IBGE, dos 212 milhões de brasileiros, mais de 190 milhões são religiosos, e pelo menos 5 milhões já foram alvo de intolerância religiosa. De todas as denúncias registradas no Ministério dos Direitos Humanos, 51% são contra religiões afro-brasileiras. Qual a razão que leva pessoas a oprimir aqueles que professam uma fé diferente?

"Não se sabe exatamente as motivações e os objetivos relacionados a esse tipo de intolerância, de prática em relação a esses grupos, o que existe claramente é o discurso de que essas religiões, as religiões de matriz africana são religiões proibidas ou religiões que que estão associadas ao mau", explica o procurador da República, Julio José Araújo, que investiga um grupo de traficantes cariocas que se autointitulam "Traficantes de Jesus".

Fanatismo e o uso de textos fora do contexto estão entre as principais chaves causadoras da intolerância religiosa, segundo estudiosos. "Tocando nessa dimensão mais profunda do fanatismo, que é próprio do ser humano, usam essa couraça da religião para insuflar as pessoas a desenvolverem esse instinto de destruição do outro, para reafirmação da sua identidade", diz o teólogo Valdinei Silva.

Contra a prática da intolerância religiosa, a saída está na própria mensagem das religiões com base nas lições perpetuadas no amor e no respeito. "O exercício do amor, a vivência do amor, é um desafio. Eu acredito que nós vivemos uma cultura que tem medo do amor. Porque o amor nos torna vulneráveis. Ninguém pode se defender do amor. E o amor te leva por caminhos que você não conhece", explica o Padre Júlio Lancellotti.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato