CNN Sinais Vitais aborda as principais causas da cegueira reversível

Divulgação

Uma esfera de apenas 24 milímetros de diâmetro e com peso de 7 gramas e meia. Um dos órgãos mais preciosos para a sobrevivência dos seres humanos ao longo da história e para o convívio social. É a partir dos olhos que uma pessoa estabelece cerca de 90% do contato com o mundo exterior. Mas, e quando a visão cessa? Será que a medicina consegue reverter essa situação?

No episódio ''O poder do enxergar'', o ''CNN Sinais Vitais'', com o Dr. Roberto Kalil, que será exibido nesta quarta-feira (01.09), às 22h30min, mostra as principais causas de cegueira reversível e os caminhos e tratamentos disponíveis para que os pacientes consigam voltar a enxergar. 

Um dado alarmante é que a falta de óculos, juntamente com a catarata, são as principais condições que impossibilitam as pessoas de ver adequadamente. De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, os dois problemas, facilmente tratados, são responsáveis por 74,8% de todos os casos de deficiência visual no país. "É inacreditável que existam pessoas no Brasil que não enxergam por falta de óculos. Vivemos um momento de grande avanço da tecnologia e as pessoas não têm acesso a algo tão básico", indigna-se o Dr. Kalil diante desses dados.

A oftalmologia ainda é restrita no Brasil porque a especialidade não faz parte da atenção primária do SUS, o Sistema Único de Saúde. Mesmo diante dessa dificuldade, o programa acompanhou alguns serviços de ponta que atendem pelo SUS e que conseguem devolver a visão aos pacientes. “Hoje, a gente consegue com a ajuda de um celular e um técnico de enfermagem tirar uma fotografia do fundo de olho do paciente que está na periferia. A imagem é enviada para cá e analisada por um médico. Já fizemos 80 mil exames desse tipo pelo SUS. Aí só precisam vir para consulta aqueles que a imagem indicou alteração", conta Rubens Belfort Junior, presidente do Instituto da Visão, ligado à Unifesp.

No episódio, o público vai acompanhar uma cirurgia de catarata e o exato momento em que uma jovem volta a enxergar, depois de um transplante de córnea. Será possível conhecer um dos maiores Bancos de Olhos do mundo, que fica em Sorocaba, interior de São Paulo. “Muitas vezes, o paciente do SUS com problemas na córnea fica aguardando encaminhamento e não precisa. Pode se inscrever no nosso site e terá um atendimento inicial por telemedicina. Confirmando que é uma pessoa que realmente precisa de transplante, ela rapidamente entra na fila de espera", explica Edil Vidal De Souza, superintendente do Banco de Olhos de Sorocaba.

Para o Dr. Remo Susanna Junior, professor titular de Oftalmologia da Faculdade de Medicina da USP, além de recuperar a visão, o grande desafio da sua profissão é impedir que as pessoas fiquem cegas. “Ajudar alguém a voltar a enxergar é muito gratificante. Mas evitar que isso aconteça é ainda mais. Já sabemos que mais de 90% dos casos de cegueira são evitáveis, desde que elas tenham acesso ao especialista e ao tratamento”, diz ele.

*O ''CNN Sinais Vitais'', com o Dr. Roberto Kalil, vai ao ar na quarta-feira (01/09), às 22h30, logo após o “Jornal da CNN”, na faixa nobre da CNN Brasil.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato