CNN Sinais Vitais aborda cuidados paliativos

Reprodução

''Eu me importo pelo fato de você ser você, me importo até o último momento de sua vida e faremos tudo que está ao nosso alcance, não somente para ajudar você a morrer em paz, mas também para você viver até o dia da sua morte''. Esse pensamento é da médica, enfermeira e assistente social inglesa Cicely Saunders (1918-2005), pioneira no tratamento em cuidados paliativos. O intuito é oferecer conforto e qualidade de vida com alívio dos sofrimentos, sejam eles físicos, emocionais, sociais e espirituais, por meio de uma equipe de saúde multidisciplinar.

Esse é o tema do ''CNN Sinais Vitais'', com o Dr. Roberto Kalil, que vai ao ar nesta quarta-feira (18), às 22h30. O episódio “A medicina que alivia a dor” faz um panorama dos Cuidados Paliativos no Brasil, entrevista alguns dos maiores nomes da modalidade e acompanha a rotina de pacientes e familiares que tiveram acesso a esses serviços e mostra como isso transformou radicalmente suas vidas.

''No caso de um paciente com muitas dores por conta de um câncer, por exemplo, temos muitos caminhos para aliviar o sofrimento, em paralelo ao tratamento da doença. Não é que você passa o paciente para paliativo e nunca mais cuida dele, é você colocá-lo em cuidado paliativo de mãos dadas com o tratamento de base”, destaca a Dra. Ana Claudia Quintana, médica geriatra e autora do best seller no Brasil “A morte é um dia que vale a pena viver'' (Ed. Sextante/2016). 

Segundo o médico intensivista e paliativista Dr. Daniel Neves Forte, o cuidado paliativo não busca cuidar da morte, e sim da vida. “As pessoas não querem morrer, elas querem viver bem e acho que é isso que o cuidado paliativo busca: cuidar da vida, e vida só é vida porque tem morte”, diz. “O médico fica com o foco tanto na doença, em querer consertá-la, que esquece do sofrimento”.

A produção do “CNN Sinais Vitais” acompanhou os trabalhos na área em um serviço público e outro particular de saúde. Na rede do SUS, a imersão foi no Hospital do Câncer IV, que é a unidade de Cuidados Paliativos do Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Rio de Janeiro. A equipe vivenciou as modalidades de internação e atendimento domiciliar e conheceu a experiência pessoal com o tema de Ana Cristina Pinho, diretora-geral da instituição. O marido, médico anestesista do INCA assim como ela à época, morreu em casa recebendo esse tipo de tratamento. “Foi feita a tentativa de tratamento, mas a doença evoluiu. Nós demos tudo o que podíamos dar principalmente muito amor, muito afeto, muito respeito, muita dignidade e, inclusive, deixá-lo até o último momento lá perto da gente. Essa é aplicação prática do conceito dos cuidados paliativos”.

Na rede particular, a incursão do “CNN Sinais Vitais” foi na Clínica Florence, em Salvador, que completou quatro anos, e é a primeira unidade no Brasil criada exclusivamente para ser um Hospice (hospedaria) em cuidados paliativos para pacientes em fim de vida. As irmãs Quézia e Rebeca vivenciaram na unidade a perda da mãe, Maria Lícia, em 2019, por conta de um câncer de pulmão com metástase no cérebro. “A gente teve uma despedida digna, uma família acolhida e a dor amenizada”, relata Quézia. A bancária Maria Lícia faleceu no dia 25 de julho de 2019 realizando um sonho: ao lado da família, dos amigos e dos médicos que possibilitaram a divertida imersão dela em bolinhas coloridas de plástico.

Para o filósofo Mario Sergio Cortella, um dos entrevistados do episódio, esse é o universo dos cuidados paliativos quando o paciente está no cerne do cuidado, em que se respeita e se entende sua biografia. “Vou usar a expressão de um médico mineiro, Guimarães Rosa, a pessoa que sabe que há momentos em que a vida parece um grande sertão, mas tem veredas, tem veredas, e essas veredas são, em larga escala, aquilo que cabe aos cuidados paliativos”.

Embora seja fundamental, os cuidados paliativos ainda não são uma realidade difundida e com acesso para a população brasileira. Segundo o Atlas 2019 produzido pela Academia Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP), o Brasil possui cerca de 2 500 hospitais com mais de 50 leitos cada, porém apenas 5% deles disponibilizam uma equipe de cuidados paliativos. Quando se trata da modalidade de Hospice, existem apenas 12 instituições do tipo em todo o país.

O Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) em parceria com o Hospital Sírio-Libanês estão trabalhando em um projeto nacional para implementação de cuidados paliativos na rede pública. Entre os anos de 2021 e 2023, serão realizados treinamentos e implementação de protocolos da área em um conjunto de serviços de SUS (um hospital, um ambulatório de especialidades e um atendimento domiciliar) em cada um dos 27 estados brasileiros. O projeto foi publicado em Diário Oficial no dia 16/04/2021.

''CNN Sinais Vitais'', com Dr. Roberto Kalil, vai ao ar na quarta-feira (18/08), às 22h30, logo após o ''Jornal da CNN'', na faixa nobre da CNN Brasil.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato