Do Amapá até Santa Catarina, 'Globo Repórter' desbrava os manguezais brasileiros

Divulgação Globo

Paisagens deslumbrantes, meio ambiente, sustentabilidade e muita fauna e flora fazem parte do ecossistema de quase todo o litoral brasileiro. Nesta sexta-feira, dia 20, o 'Globo Repórter' embarca em um desafio diferente: desbravar os manguezais brasileiros entre o mar, os rios e a terra firme. Do Amapá até Santa Catarina, os repórteres Bette Lucchese, Fabiano Villela, Beatriz Castro e Janaina Lepri pisam em lama e encaram trilhas tortuosas para entender de que maneira todo esse ambiente pode interferir no avanço das mudanças climáticas no Brasil e no mundo.  
 
No Rio de Janeiro, Bette Lucchese vai até uma reserva biológica que, apesar de toda a poluição e o esgoto sem tratamento, resiste no meio da cidade. A equipe acompanha pesquisadores em busca do misterioso peixe das nuvens e de espécies importantes para o controle da população de mosquitos que transmitem doenças como a dengue. “Pisar e afundar na lama, sentir a energia dessas florestas foram marcantes. Me emocionou muito entrevistar pesquisadores, como o biólogo Mario Moscatelli, que dão tudo de si para impedir a destruição de algo tão precioso. Acho que muita gente vai se surpreender com os manguezais do Brasil. Vamos ajudar a desmistificá-lo, mostrando a força e a beleza desse ecossistema”, revela a repórter, que também conhece uma floresta às margens da Baia de Guanabara que está sendo replantada e cuidada há oito anos.  
 
No litoral sul de São Paulo, a repórter Janaina Lepri enfrenta o tempo das marés para ver de perto os botos e as aves que voam por lá, como o guará-vermelho. “O mais marcante foi descobrir a quantidade de vida que existe nos manguezais. Esse bioma fronteiriço entre terra e mar, quando preservado, equilibra toda a fauna da floresta alagada. Foi incrível ver os botos a todo momento pescando no estuário de Cananéia e a variedade de espécies de pássaros. Em especial, o guará-vermelho, uma joia do manguezal”, diz Janaina. Também no ‘Globo Repórter’ desta semana, Beatriz Castro explora Recife, cidade que cresceu sobre manguezais, e, em Alagoas, repórter e equipe são guiadas pelo peixe-boi, que mostra que é ali o berçário de grandes e pequenos animais. Já Fabiano Villela vai para a Amazônia para percorrer um importante trecho da maior faixa contínua de manguezal do mundo. 
 
O ‘Globo Repórter’ vai ao ar na noite de sexta-feira, dia 20, logo após a novela ‘Império’. A GloboNews exibe o programa da semana aos sábados, às 21h, e aos domingos, às 17h. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato