Documentário que revisita a trajetória do jornalista e escritor Antonio Callado é destaque na GloboNews neste domingo

Divulgação Globo

Dando sequência à exibição de produções inéditas na sua faixa especial de documentários, a GloboNews exibe neste domingo, dia 22, às 23h, a produção 'Callado', que apresenta uma biografia-ensaio sobre o escritor e jornalista Antonio Callado. Com direção de Emilia Silveira, a obra lembra sua luta pela democracia, os compromissos com o Brasil e os fatos marcantes da vida do autor, eleito em 1994 para a cadeira 8 da Academia Brasileira de Letras. O documentário é uma produção da 70 Filmes, em coprodução com Globo Filmes, GloboNews, Canal Brasil e Sax Driver.
 
Antonio Callado colecionou importantes episódios históricos ao longo dos 60 anos dedicados ao trabalho, como a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e a Guerra do Vietnã (1955-1975), que cobriu pessoalmente. Além da brilhante carreira no jornalismo, Callado publicou 18 livros, como 'Quarup' (1967), uma biografia, nove peças de teatro e inúmeras artigos, reportagens e crônicas. Com o desafio de retratar para a tela o brilhantismo da palavra escrita, o filme se vale de grafismos e efeitos visuais para se aproximar da obra de um dos mais importantes escritores brasileiros no século XX, um mestre tanto da ficção como do jornalismo literário. Na produção, pessoas próximas a Antonio dão depoimentos emocionantes, como a jornalista Ana Arruda, viúva de Callado, a filha Tessy Callado, e, também, jornalistas e escritores, como Carlos Heitor Cony, Davi Arrigucci, Matinas Suzuki, Mauricio Stycer, Sérgio Augusto e Wilson Figueiredo.
 
Desde 2014, a GloboNews já produziu mais de 70 documentários com a Globo Filmes, com o Canal Brasil e, mais recentemente, com o Globoplay. Títulos que mereceram indicações em vários festivais nacionais e internacionais e a prêmios como o Emmy Internacional (com o documentário 'Torre de David' em 2015, com 'Síria em Fuga' em 2016 e com 'Aliados' em 2020). A lista inclui ainda renomadas produções como: 'Cidades Fantasmas', 'Libelu – Abaixo a Ditadura' e 'Cine Marrocos' – também vencedoras do Festival É Tudo Verdade –, e 'Marinheiro das Montanhas’, único filme brasileiro selecionado para o Festival de Cannes de 2021.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato