Festival de Inverno na TV Cultura: Jazz com Renato Braz e série inédita com grandes apresentações

Divulgação

Neste final de semana, a TV Cultura exibe uma programação especial do Festival de Inverno de Campos do Jordão. Vai ao ar um novo episódio da série documental Festival de Campos do Jordão - Música e Arte no Inverno, que apresenta um panorama do painel artístico das cinco décadas do festival, e, ainda o concerto inédito da Brasil Jazz Sinfônica com Renato Braz.

Festival de Campos do Jordão - Música e Arte no Inverno

No sábado (7/8), o quarto episódio de Festival de Campos do Jordão - Música e Arte no Inverno destaca as grandes apresentações. Nos 50 anos de existência, o Festival carrega grande importância na formação de público para a música. Reconhecido como o maior evento de música clássica da América Latina, atinge milhares de pessoas, despertando na sociedade um olhar para a música como patrimônio cultural e ferramenta de transformação social. No ar inédito às 22h.

Dentre os destaques da edição, Roberto Tibiriçá conta como foi realizar os primeiros Festivais, os cuidados com a orquestra, os coros e os desafios que Eleazar de Carvalho enfrentava diante da organização do evento na década de 70. Marcelo Jaffé, violista que foi bolsista do Festival, fala sobre as masterclasses e deixa detalhes como o encontro com o violoncelista russo Mstislav Rostropovitch. O crítico musical Irineu Franco Perpetuo também está na atração e fala da importância do festival na formação de um público cativo.

Os apresentadores Andresa Boni e Cunha Jr. contam sobre as experiências que viveram na cobertura jornalística do Festival. Andresa ainda destaca a relação que os bolsistas têm com os encontros musicais: "(...) Eles chegam lá querendo aprender e cada portinha que você entra, você ouve um instrumento diferente e percebe essa energia, essa vontade de aprender, e essa emoção de estar ali com os grandes nomes da música".

O episódio ainda destaca o maestro Lutero Rodrigues, que esteve à frente da direção do Festival no final dos 80. E a violinista Betina Stegmann relembra a experiência de ter aulas com o renomado violinista Boris Belkin. O momento memória do episódio foca no compositor, pianista, regente e professor Almeida Prado e sua importância para a vanguarda brasileira na composição de música contemporânea.

Para finalizar, o músico Nelson Ayres fala sobre o início da abordagem popular no Festival. "Eu tive o privilégio de ser o primeiro professor de música popular dentro do Festival de Inverno de Campos do Jordão. (...) Foi muito interessante, eu acho, porque foi uma possibilidade de convivência das duas linguagens, a erudita e a popular. A gente não pode negar a importância da música popular dentro da nossa cultura, portanto, dentro do Festival."

Brasil Jazz Sinfônica

No domingo (8/8), a TV Cultura leva ao ar o último concerto da Brasil Jazz Sinfônica no Festival de Inverno de Campos do Jordão deste ano. Com a participação de Renato Braz, a apresentação na Sala São Paulo conta com regência de Ruriá Duprat e é exibida a partir das 23h.

No palco, a Jazz e Renato Braz interpretam canções como Morro Velho, Estão Voltando As Flores, Sobre Todas As Coisas, Queremos Saber, Parte del Aire, Estate e Meu Namorado.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato