Helio de La Peña e Sérgio Loroza falam sobre humor, nesta sexta, no Estação Livre da TV Cultura

Divulgação  Larissa da Silva Marques

O humorista e escritor Helio de La Peña e o ator, cantor e humorista Sérgio Loroza estarão no Estação Livre nesta sexta-feira (27/8), numa edição especial que vai falar sobre humor. Apresentado por Cris Guterres, o programa será exibido a partir das 22h, na TV Cultura.

Na época do politicamente correto, comediantes tiveram que adaptar piadas, provando que é possível fazer rir sem ofender ninguém. O Estação Livre fala dos grupos de humoristas negros que se juntaram para democratizar a área e derrubar hegemonia masculina branca e heterossexual que domina a comédia no Brasil.

Também está em pauta a criatividade do brasileiro de criar memes com muita rapidez. O programa ainda traz a crítica social que faz rir e um pouco da história da primeira mulher a ser palhaço no país. E para aliviar a sexta-feira com muito humor, o Estação Livre mostra trechos de esquetes de alguns humoristas que estão bombando nas redes sociais.

Reportagens

Coisa de Preto

Um grupo de humor formado exclusivamente por negros: esse é o coletivo Coisa de Preto, que vem ocupando cada vez mais espaço. O grupo é formado, entre outros humoristas, por Helio de La Peña, Bruna Braga, Thiago Phernandez, Yuri Marçal, Gui Preto e Edson Duavy.

Racismo no Humor

Nem sempre humoristas negros foram retratados de maneira respeitosa na comédia brasileira. Mas os tempos eram outros. Hoje em dia, piadas racistas e estereótipos que tratam o negro de forma pejorativa não são mais aceitos. No livro Racismo Recreativo, Adilson Moreira tenta estabelecer o limite entre piada e ofensa.

Diversidade no Humor

O humor brasileiro sempre foi dominado por homens brancos heterossexuais. E, ainda hoje, negros, mulheres e a população LGBTQIA+ são minoria entre os humoristas brasileiros. Mas essa realidade, aos poucos, está mudando. O programa conversa com dois profissionais que têm se destacado: Bruna Braga e Phellix.

Memes

Durante a pandemia, os memes se tornaram um item quase indispensável para manter a saúde mental durante o isolamento. Mas o que é, exatamente, o meme? O programa conversa com Rosana Herman, apaixonada por memes, e Mitchell Masterson, um criador de memes.

Confinada

E humor não é só risada. A série em quadrinhos "Confinada" se tornou um hit com uma contundente crítica social, que aborda a relação entre uma patroa branca da elite carioca e sua empregada doméstica.

Minha Avó era Palhaço

Durante muito tempo, o circo era uma das principais formas de se consumir humor. E o Estação Livre fala sobre a primeira palhaça negra do Brasil. A cineasta e também palhaça Mariana Gabriel conta essa história no documentário "Minha Vó Era Palhaço". Sua vó, Maria Elisa, encarnava o palhaço Xamêgo nos anos 40.

Paulo Vieira

Trecho de "Isso É muito Minha Vida", de Paulo Vieira, que faz humor mostrando a vida do pobre e periférico.

The Jacy

Depois de sofrer abuso na infância, a baiana Jacy Lima faz sucesso na internet falando de sexo e empoderamento feminino. O programa apresenta um trecho de um esquete da The Jacy.

Raphael Vicente

Raphael Vicente faz sucesso nas redes fazendo humor com sua própria família. Ele fala exclusivamente ao programa.

Patrícia Ramos

A humorista Patrícia Ramos bombou nas redes não por fazer humor propriamente dito, mas por fazer graça de situações cotidianas. Por ser evangélica, não usa palavrões em seu dia-a-dia.
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV. OBS: Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem