No Dia do Documentário Brasileiro, Telecine mergulha no gênero com produções de Eduardo Coutinho, Theresa Jessouroun, José Padilha e Marcos Prado

Divulgação

No Dia Nacional do Documentário Brasileiro, celebrado em 7 de agosto, o Telecine homenageia o gênero que se tornou uma das principais ferramentas de expressão e representação social, política e cultural no país. São 17 produções assinadas por Theresa Jessouroun, Marcos Prado, José Padilha, Jorge Furtado, Kléber Mendonça Filho e Eduardo Coutinho, considerado o maior documentarista do Brasil, entre outros. Cabra Marcado Para Morrer , sobre o líder político João Pedro Teixeira que lutava pelos direitos dos camponeses paraibanos, e Edifício Master , marco da Retomada do Cinema Brasileiro, estão entre as obras disponíveis de Coutinho.

O cineasta José Padilha dirigiu Segredos Da Tribo , que aborda os primeiros estudos antropológicos realizados nos anos 60 com os índios ianomâmis, Ônibus 174 , sobre o sequestro de um ônibus da linha 174, no Rio de Janeiro, e Garapa , indicado ao prêmio de Melhor Documentário no Festival Internacional de Cinema de Berlim de 2009. Ilha Das Flores de Jorge Furtado, que acompanha de maneira didática o ciclo de vida de um tomate desde sua plantação até o seu descarte no lixão da Ilha das Flores, também concorreu no Festival de Berlim e venceu o Urso de Prata de Melhor Curta-Metragem.

Marcos Prado, que trabalhou com Padilha em Ônibus 174 e inspirou Nigel Noble na produção de Os Carvoeiros com seu livro homônimo, está à frente de Estamira , que retrata a história de Dona Estamira Gomes de Sousa, uma catadora de lixo de 63 anos que sofre de distúrbios mentais, e Estamira Para Todos E Para Ninguém , que traz imagens inéditas resgatadas do documentário anterior, lançado em 2006.

Os destaques ficam também com O Corpo É Nosso , que mistura documentário e ficção para discutir as injustiças sociais sofridas pelas mulheres, e À Queima Roupa , sobre a violência e a corrupção policial praticadas no Rio de Janeiro nos últimos 20 anos, ambos da carioca Theresa Jessouroun. Além de Bacurau no Mapa , um mergulho nas gravações e pré-produção de Bacurau de Kléber Mendonça Filho e Juliano Dornelles; e Lixo Extraordinário , indicado ao Oscar de Melhor Documentário e que mostra o trabalho do artista plástico Vik Muniz com catadores de material reciclável no Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, o maior lixão da América Latina.

Hub de cinema mais completo do país, o Telecine oferece os primeiros 30 dias de acesso ao aplicativo de filmes grátis para novos usuários.
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV. OBS: Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem