'Profissão Repórter' acompanha a maior manifestação indígena do país desde os anos 1980

Divulgação

Indígenas de vários estados e do Distrito Federal protestam desde junho contra o chamado "marco temporal" para a demarcação de terras. No 'Profissão Repórter' desta terça-feira, 31, Caco Barcellos e sua equipe acompanham os bastidores da maior manifestação indígena no Brasil desde a década de 1980: cerca de seis mil homens e mulheres acamparam em Brasília para acompanhar o julgamento da ação que pode impactar mais de 300 áreas ainda em demarcação no país. 
 
Caco Barcellos esteve em Santa Catarina com os Xokleng, povo quase dizimado que está no centro da discussão jurídica. A ação vai decidir se a Terra Indígena Ibirama La-Klãnõ - habitada pelos Xokleng e por outros dois povos - deve ou não abranger áreas pleiteadas pelo governo de Santa Catarina e por proprietários rurais. O jornalista conversou com entidades ruralistas e manifestantes para ouvir as opiniões dos dois lados sobre o “marco temporal” que só permite aos povos indígenas reivindicar as terras que já ocupavam até 1988. “Da Amazônia à serra de Santa Catarina, nossos repórteres percorreram quatro estados do país para mostrar a luta dos indígenas para recuperar as terras perdidas. Eu particularmente fiquei impressionado com a força e a persistência das mulheres, líderes das aldeias, que organizaram um imenso acampamento em Brasília para acompanhar de perto a decisão do STF sobre as áreas em disputa”, diz Caco. 
 
Em São Paulo, o repórter Thiago Jock e a produtora Indianara Campos mostram a história do povo Guarani  na terra indígena do Jaraguá, considerada a menor do Brasil por ter apenas 1,7 hectares reconhecidos oficialmente. Cerca de 300 famílias que habitam a região lutam pela regularização de mais 532 hectares, o equivalente a 5 km². Em meio aos conflitos com exploradores ilegais de palmito e caçadores, os indígenas se dividem para cuidar dos limites do território e impedir a especulação imobiliária. No Pará, o repórter Erik von Poser fez uma expedição com os indígenas Munduruku. Eles dormiram quatro noites em redes na floresta amazônica para marcar seu território. 
 
O 'Profissão Repórter' vai ao ar nesta terça-feira, dia 31, logo após ‘Verdades Secretas’.
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV. OBS: Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem