Repórter Eco apresenta entrevista inédita com Itamar Vieira Júnior neste domingo

Divulgação

Neste domingo (15/8), o Repórter Eco apresenta uma entrevista com o escritor Itamar Vieira Júnior e reportagens sobre o Santuário do Caraça em Minas Gerais e o perigoso Peixe-Leão. Com apresentação de Márcia Bongiovanni, o programa vai ao ar às 18h, na TV Cultura.

O aclamado autor da obra clássica Torto Arado, Itamar Vieira Júnior, vai além do seu talento na literatura. O escritor também é geografo. Seus textos foram inspirados na vida do campo, nas transformações da natureza e no seu contato com a beleza da caatinga. "É um ambiente, uma flora e uma fauna que aparece com frequência nas minhas histórias, porque tem uma relação intrínseca com as personagens. As personagens são como aquelas espécies, também podem murchar e, em algum momento, vão se agarrar às esperanças para poder desabrochar de uma maneira poderosa", compartilha o autor baiano.

Em Minas Gerais, um grande incêndio em 1968 destruiu por completo o tradicional colégio e o acervo da biblioteca local. Assim, o turismo ecológico passou a ser uma nova alternativa para a manutenção do complexo. Há 27 anos, o Santuário do Caraça se tornou uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), e é conhecida como terra do Lobo-Guará, por ser um grande refúgio para animais e plantas típicas do cerrado e, também, por preservar grande parte da história do Brasil.

Por fim, o programa apresenta uma reportagem sobre o Peixe-Leão. Uma espécie típica do oceano pacífico que se espalhou pelo atlântico e ameaça peixes nativos do litoral brasileiro. Cheio de espinhas, colorido e muito voraz, o Peixe-Leão é fascinante. A proteção contra os predadores está nessas espinhas dorsais, que também ajudam a encurralar os animais dos quais ele se alimenta. Assim, ao longo dos anos, ele se tornou uma espécie invasora.
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem