Série De Mala e Cuia ganha nova exibição na TV Brasil a partir de sábado

Divulgação

Incentivar a descoberta sobre as origens familiares de forma lúdica e divertida. Esse é o mote da produção documental De Mala e Cuia, série para a garotada que volta à programação da TV Brasil neste sábado (28), às 11h45. Indicada para assistir e se emocionar com os entes queridos, a produção valoriza o convívio das novas e antigas gerações.

O programa entra no ar logo após o seriado ficcional inédito Queimamufa, exibido às 11h30. Ambos têm edições semanais aos sábados, na telinha da emissora pública, na faixa TV Brasil Animada, sessão voltada ao público infantojuvenil. As duas atrações foram realizadas pela produtora Giros Filmes.

Com 13 episódios de 13 minutos, De Mala e Cuia acompanha a jornada de crianças em viagens pelo país para conhecer as histórias e as tradições da terra natal de seus avós migrantes. De um jeito leve e estimulante, os pequenos aprendem e se interessam em vivenciar mais as suas próprias origens.

Experiências na terra natal da família

Na série, crianças nascidas e criadas em grandes centros urbanos visitam a cidade natal de seus avós, que migraram em busca de melhores condições de vida. Com uma proposta curiosa, De Mala e Cuia sugere que esses jovens façam o caminho inverso ao de seus avós, descobrindo as raízes da família.

Em cada episódio, os personagens são envolvidos pelas histórias dos avós que relembram sua infância. Juntos, avós e netos saboreiam os gostos típicos de cada região. Os pequenos aprendem as brincadeiras que contagiavam a molecada antigamente e que ainda hoje rendem ótimas risadas entre as gerações.

A produção apresentada pela TV Brasil vai até 13 municípios das regiões Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul do país. Os destinos das viagens em família são Itabaiana (Sergipe), Maria Farinha (Pernambuco), Araguari (Minas Gerais), Nova Pádua (Rio Grande do Sul), Cabaceiras (Paraíba), Congonhal (Minas Gerais), Umirim (Ceará), Salvador (Bahia), Recife (Pernambuco), Cuiabá (Mato Grosso), Moreno (Pernambuco), Caxias (Maranhão) e Garanhuns (Pernambuco).  

Primeira viagem da série

A edição que marca o início do seriado De Mala e Cuia reúne uma avó nordestina e duas netas de São Paulo. Maria Clara e Júlia, com 9 e 10 anos, fazem uma jornada de seu estado até a cidade sergipana de Itabaiana, município onde nasceu sua avó, Maria José, de 54 anos.

No decorrer desse episódio da série, a velhinha revela às netas histórias da sua infância e compartilha curiosidades que as meninas jamais sonharam. Essa viagem do presente ao passado mescla encanto, emoções e muita imaginação.

A avó conta que saiu de Itabaiana aos 14 anos para construir a vida em São Paulo, mas voltou à cidade natal para curtir a aposentadoria. As duas netinhas paulistas morrem de saudade da avó desde que ela se mudou.

O reencontro é cheio de emoção, brincadeiras e descobertas. A produção exibida pela TV Brasil mostra um passeio pela feira livre de Itabaiana, com direito a frutas que só existem no Nordeste. Também acompanha a experiência de plantar mudas e ensina a fazer bonecas com espigas de milho.
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV. OBS: Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem