Thaís Oyama e Pondé debatem sobre corrupção, nesta quinta na TV Cultura

Créditos: Beatriz Girão

O Linhas Cruzadas desta quinta-feira (19/8) debate os motivos que levam o homem à corrupção: por que somos corruptos?. Durante a edição, Thaís Oyama e Luiz Felipe Pondé refletem sobre a prática que acompanha o homem desde os primórdios. O programa conta com a participação da jornalista Malu Gaspar e de Roberto Livianu, presidente do Instituto Não Aceito Corrupção. Na TV Cultura, a edição inédita vai ao ar a partir das 22h.

A questão que guia o programa, de fato, é difícil de ser respondida. A jornalista e o filósofo abordam questões como a cordialidade do homem e o "gozo com o poder", como diz Pondé. Além do "jeitinho brasileiro de ser", a discussão passa pelas influências das vulnerabilidades humanas e quais os mecanismos legais para coibir a existência da corrupção.

Entre 179 países pesquisados, o Brasil ocupa a 94° posição no ranking da Transparência Internacional, dado apresentado durante a edição e debatido pelos apresentadores. Inevitavelmente, o contexto político atual também fez-se presente na conversa.

"Provavelmente a corrupção existe desde a pré-história e ela está sempre acompanhada por fraquezas humanas. E ela piora se a vida for muito vulnerável, a vulnerabilidade aumenta a possibilidade da corrupção. Por isso que se você constrói uma sociedade que seja um pouco menos vulnerável, você pode ter menos casos de corrupção com o "covidão" das vacinas", pontua Pondé.
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem