Thaís Oyama e Pondé debatem sobre corrupção, nesta quinta na TV Cultura

Créditos: Beatriz Girão

O Linhas Cruzadas desta quinta-feira (19/8) debate os motivos que levam o homem à corrupção: por que somos corruptos?. Durante a edição, Thaís Oyama e Luiz Felipe Pondé refletem sobre a prática que acompanha o homem desde os primórdios. O programa conta com a participação da jornalista Malu Gaspar e de Roberto Livianu, presidente do Instituto Não Aceito Corrupção. Na TV Cultura, a edição inédita vai ao ar a partir das 22h.

A questão que guia o programa, de fato, é difícil de ser respondida. A jornalista e o filósofo abordam questões como a cordialidade do homem e o "gozo com o poder", como diz Pondé. Além do "jeitinho brasileiro de ser", a discussão passa pelas influências das vulnerabilidades humanas e quais os mecanismos legais para coibir a existência da corrupção.

Entre 179 países pesquisados, o Brasil ocupa a 94° posição no ranking da Transparência Internacional, dado apresentado durante a edição e debatido pelos apresentadores. Inevitavelmente, o contexto político atual também fez-se presente na conversa.

"Provavelmente a corrupção existe desde a pré-história e ela está sempre acompanhada por fraquezas humanas. E ela piora se a vida for muito vulnerável, a vulnerabilidade aumenta a possibilidade da corrupção. Por isso que se você constrói uma sociedade que seja um pouco menos vulnerável, você pode ter menos casos de corrupção com o "covidão" das vacinas", pontua Pondé.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato