‘Verdades Secretas' estará de volta à tela da Globo

Divulgação Globo/Estevam Avellar

Uma obra impactante, que conquistou enorme sucesso no ano de 2015 e segue viva na memória do público até hoje, estará de volta à grade da Globo a partir do próximo dia 24. Vencedora do Emmy Internacional 2016 de Melhor Novela, escrita por Walcyr Carrasco, com direção de núcleo de Mauro Mendonça Filho, 'Verdades Secretas' parte da trajetória de Arlete (Camila Queiroz). Nascida e criada no interior de São Paulo, a jovem tímida e romântica chega à capital com o grande sonho de ser modelo, mas logo descobre que existe um submundo escondido sob o glamour da moda, do luxo e do dinheiro. Diante da família passando dificuldades financeiras, ela começa a integrar o casting da agência de modelos da ambiciosa Fanny (Marieta Severo) e se deixa levar pelas facilidades que esta nova realidade pode lhe proporcionar.  Angel - como é batizada na agência - acaba vivendo uma intensa paixão com Alex (Rodrigo Lombardi), um dos homens mais poderosos da indústria têxtil. Obcecado pelo sentimento que a modelo desperta nele, Alex se envolve com a mãe de Angel, Carolina (Drica Moraes), unicamente com o intuito de estar próximo dela, depois que a jovem se dá conta de que ele não é o príncipe do conto de fadas que idealizou. Dessa relação surge um arriscado triângulo amoroso.

Na novela que revelou Camila Queiroz para o grande público, o elenco brilhou. Grazi Massafera, na pele da modelo Larissa, que se vicia em crack, foi indicada ao Emmy Internacional 2016 como Melhor Atriz. Marieta Severo e Reynaldo Gianecchini - como Anthony, modelo em final de carreira com quem Fanny mantém uma relação nada convencional -, fizeram uma dobradinha inesquecível, repleta de sarcasmo e humor ácido. Também junto de Marieta e do universo da agência, Rainer Cadete surpreendeu como o booker Visky. Rodrigo Lombardi entrou para o rol dos homens mais desejados, mesmo com um personagem de caráter bastante controverso, e Agatha Moreira, que deu vida a Giovanna, filha de Alex, também se destacou na pele da jovem amoral e mimada, entre outros exemplos. 'Verdades Secretas' contou ainda com a luxuosa atuação de Eva Wilma - falecida em maio deste ano –, que viveu Fábia, a mãe de Anthony, uma socialite falida e alcoólatra. E a Top Model Alessandra Ambrósio participou do início da trama como namorada de Alex.    

Com a cidade de São Paulo como protagonista da narrativa, ‘Verdades Secretas’ teve gravações em diversos locais da capital paulistana, inclusive em eventos de moda, como a São Paulo Fashion Week. A estrutura e a performance do internacional Fuerza Bruta também fizeram parte das gravações. Um desfile com a primeira aparição de Angel como modelo acontece durante a apresentação da companhia, que tem dança, música e acrobacias aquáticas em seu repertório. Com figurino repleto de inspirações na moda da época - a equipe contou com a parceria do estilista e consultor Dudu Bertholini -, uma estética artesanal e ao mesmo tempo inovadora, com cenários totalmente fechados, sem boca de cena, projeções nas janelas e bastante realismo e dramaticidade na fotografia, 'Verdades Secretas' se destacou pela ousadia e originalidade e tem tudo para conquistar novos espectadores, além de surpreender novamente quem já assistiu. 
 
Uma história de amor e obsessão, embalada pelo clima de glamour, poder, desejo, armadilhas e ilusões. 'Verdades Secretas' é escrita por Walcyr Carrasco, com direção de núcleo de Mauro Mendonça Filho e direção geral de André Felipe Binder, Natália Grimberg e Mauro Mendonça Filho, direção de Allan Fiterman, Mariana Richard e André Barros.  A obra vai ao ar a partir do dia 24 de agosto, às segundas após ‘Império’; às terças depois de ‘The Masked Singer Brasil’; às quintas na sequência de ‘Sob Pressão’; e às sextas após ‘Globo Repórter’.

ENTREVISTA COM O AUTOR WALCYR CARRASCO 
 
Quando foi exibida originalmente, 'Verdades Secretas' foi um sucesso de público, crítica e comentários nas redes sociais. O que achou quando soube que seria exibida novamente na TV?
Sou apaixonado por 'Verdades Secretas', que inclusive me deu um Emmy. Fiquei muito feliz e orgulhoso pela reexibição.  

Como foi o processo de construção da obra, como você escolheu o mote principal da trama?

Na época eu fui vivenciar, fazer um trabalho de pesquisa intensa sobre a realidade do mundo dos modelos. Fui fundo na investigação.   

A trama aborda um mundo de aparências, fala sobre poder, dinheiro, drogas entre outros temas. Qual a importância de trazer à tona tantas questões em uma trama?

Esse é um mundo repleto de glamour, e, às vezes, a glamourização esconde a realidade, o que realmente é a vida, a dificuldade, a batalha, e também aspectos que não são falados, como droga e prostituição. 

Qual foi o principal desafio desse trabalho?

O desafio foi falar a verdade com todas as letras. Verdades Secretas. 

O que 'Verdades Secretas' representa em sua carreira?

'Verdades Secretas' é um marco na minha carreira, pois sempre fui muito conhecido por minhas novelas de época e quis apresentar um novo aspecto do meu trabalho. 

Como foi para você ver sua história concorrer e ganhar um Emmy Internacional?

Foi sensacional. Eu nunca imaginei que chegaria tão longe, que estaria num salão em Nova York e o Emmy seria meu, nosso, da TV Globo. Fiquei sem chão, de tanta emoção. 

Mesmo sendo exibida depois das 22h, ela foi um sucesso enorme de audiência, a que atribui tamanho interesse do público pela trama?

Acredito que o público gosta muito quando falamos a verdade sem meios termos. É o que faço em todas as minhas obras. 

Acredita que a exibição da trama de 2015 irá gerar o mesmo tipo de engajamento da época?

Acho que muita gente não viu e, muita gente gostaria de relembrar, viver novamente as emoções. Será uma grande oportunidade!

ENTREVISTA COM O DIRETOR DE NÚCLEO MAURO MENDONÇA FILHO 

Quando foi exibida originalmente, 'Verdades Secretas' foi um sucesso de público, crítica e comentários nas redes sociais. O que achou quando soube que seria exibida novamente na TV?

Achei ótimo. Até hoje, muita gente fala de 'Verdades Secretas', como se fosse ontem. Não caiu no esquecimento. Espero que o conteúdo ainda esteja atual e que continue causando impacto.

Como foi o processo de construção do conceito da obra?

Partimos de alguns conceitos básicos: primeiro, de dar um tom mais ácido na interpretação dos jovens. Para mim, juventude no audiovisual tem que ser sempre rock’n’roll. Tem que ser transgressor, com um certo tom de ameaça até. Nos inspiramos no cinema de Harmony Korine e Larry Clark, para dar alguma referência. Depois, aliamos a denúncia da exploração sexual com bastante sexualidade e liberdade, para confundir o público mesmo. Por último, nos inspiramos no Porn Chic, um conceito de moda criado pela Vogue e do grande fotógrafo Helmut Newton, que inspirou o livro e os clipes da Madonna, por exemplo.

Qual foi o principal desafio desse trabalho?

Embalar assuntos delicados como consumo de drogas e sexo, respeitando os limites da TV aberta. Aliar ousadia com bom gosto.

Quais cenas foram mais difíceis de serem realizadas?

Sem dúvida, a crackolândia. A dificuldade era grande, desde a pesquisa. Levei a Grazi (Massafera) lá, na crackolândia real, disfarçada. Cruzamos a rua, observamos discretos toda aquela degradação, conversamos com figuras que tentavam largar o vício, outras que tinham largardo, mas sofriam para se manterem limpos. Tudo muito intenso. E, depois, ao recriar o ambiente, com a cenografia e figuração foi outro desafio. Não é uma realidade fácil para as pessoas que não viveram aquilo compreenderem. Precisou de muita alquimia por parte da direção. Foi tudo feito no Rio, numa rua do Santo Cristo. Por último, acertar o tom. Optamos pela compaixão. O viciado, antes de tudo é um doente. Está no limite de uma vida sem dignidade e há de se ter compaixão com essas pessoas. Procuramos criar um ambiente seguro para a Grazi poder se jogar e encenar a desgraça da sua personagem, a Larissa. E ela foi um colosso de atriz. Encarou tudo com coragem e muito, mas muito talento. Depois de 'Verdades Secretas', Grazi passou a ser super respeitada como atriz, principalmente dentro da classe artística.

O que 'Verdades Secretas' representa em sua carreira?

Não tenho muita dimensão, para ser franco. Sou daquelas pessoas que não para muito para pensar nos reflexos da carreira. Mas posso dizer que a resposta do público, nunca esquecendo de 'Verdades Secretas', já me realiza muito.

Como foi para você ver sua história concorrer e ganhar um Emmy Internacional?

Foi meu segundo Emmy Internacional, o primeiro foi com 'O Astro'. Penso assim, com relação à prêmios: se foi indicado, tá ótimo; se não ganhou; tá super ótimo, se ganhou, tá super excelente. É tudo festa, celebração e reconhecimento. Não tenho nenhuma atitude blasé com relação a isso.

A atuação do elenco foi muito importante para o resultado da obra. Como foi o trabalho com os atores? O que você poderia destacar? 

Eles compraram o pacote e se jogaram. Filmamos em 2015, tempos menos patrulhados do que agora. Queríamos quebrar um tabu e retratar a sexualidade como algo que faz parte da vida de todo mundo, como dormir, comer, fazer ginástica. O tom mais pesado na interpretação foi algo que trabalhamos forte, também. Lançamos excelentes jovens atores, que alcançaram o estrelato depois de 'Verdades Secretas'.

Qual a principal lembrança que guarda das gravações?

Era muito divertido. Na verdade, é sempre muito divertido. E ao mesmo tempo, tudo muito sério e respeitoso. Equipe e elenco, em todos os trabalhos que faço, sempre têm uma integração muito grande, sem distinção, sem estrelismos. Eu procuro dar o exemplo, me despindo das camadas de ilusão que o sucesso impregna e quando todo mundo faz o mesmo, o resultado é que você gera algo no mínimo autêntico. Acredito piamente nisso.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato