"A democracia está em risco", diz Eugênio Bucci no #Provoca

Divulgação 

Nesta terça-feira (7/9), Marcelo Tas conversa com o professor e jornalista Eugênio Bucci no #Provoca. Eles falam sobre democracia, jornalismo, o livro A Superindústria do Imaginário, manipulação e muito mais. Vai ao ar na TV Cultura, a partir das 22h.

Quando questionado por Tas se a democracia está em risco, Bucci comenta que é evidente que sim e explica: “O Brasil é um país que a liberdade de imprensa declina. Os indicadores de qualidade democrática declinam. Chega a ser irresponsável a gente sair por aí falando que a democracia funciona normalmente porque o presidente da República, Jair Bolsonaro, nunca censurou ninguém, ele não pode censurar. Se pudesse, já teria censurado milhões”.

Sobre o jornalismo brasileiro ser para poucos, Eugênio comenta que a democracia no Brasil é para poucos. “Não há democracia se a polícia entra no seu bairro dando tiro, mata pessoas e depois fala que a bala era perdida. Se as escolas fecham e uma criança que não tem computador fica um ano sem escola. A democracia supõe as liberdades e os direitos, mas supõe o direito materialmente observado, vivido e nós não temos democracia para boa parte dos brasileiros”.

Bucci fala também sobre seu livro A Superindústria do Imaginário. Ele comenta que o tempo do lazer se transformou numa forma de trabalho porque durante esse tempo as pessoas estão produzindo signos. “É um monte de gente olhando aquela associação entre o logotipo do banco e a cor. Isso é um trabalho, eu crio a cola entre o significante e o significado. E isso acontece porque olhar é um trabalho”, explica.

Na edição, Eugênio destaca também que é possível o maquinário se apropriar do circuito secreto do desejo de cada pessoa. “Os algoritmos, a indústria e a gestão da Cambridge Analytica sabem. Se a pessoa tem medo de escuro, eu associo algo que vai cutucar isso para identificar o candidato adversário. Isso é muito poderoso. É um grau de manipulação que nós não conhecíamos”, diz.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato