Cidade mineira alcança índice de 85 pontos em eficiência fiscal e transparência

Divulgação

Exemplos de administrações públicas serão homenageadas este ano com o Prêmio Band Cidades Excelentes. Uma cidade na região metropolitana de Belo Horizonte tem se destacado.

Cravada nas montanhas de Minas Gerais, Nova Lima alcança no índice IGMA 85 pontos em eficiência fiscal e transparência. Um dos setores beneficiados é a frota de veículos oficiais da prefeitura. “Nós tínhamos anteriormente esses automóveis locados disponíveis para determinadas secretarias, mas, depois de estudar a situação, propomos uma central que possa ser acionada para atender os departamentos. Isso gerou uma economia de 25% em um modelo que já era econômico”, explica João Marcelo Dieguez, prefeito da cidade.

Por outro lado, um dos desafios da região é em relação à infraestrutura e mobilidade urbana. O prefeito, que tem 29 anos e especialização em Administração Pública, admite que enfrenta um obstáculo comum. “A burocracia às vezes impede que as transformações que precisamos ocorra no tempo desejado”.

Em outubro, a Band vai premiar os melhores gestores públicos de cada estado. O Prêmio Band Cidades Excelentes foi criado em parceria com o Instituto Aquila para incentivar a melhoria da realidade dos 5.570 municípios brasileiros através do reconhecimento das boas práticas de gestão pública. A iniciativa analisa todas as cidades do Brasil e premia as que alcançarem os melhores resultados no Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), primeira plataforma baseada em inteligência artificial a contemplar dados de todas as regiões. São 41 indicadores públicos ligados a cinco pilares: Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; e Desenvolvimento Econômico e Ordem Pública. “A Bandeirantes sai na frente com esse tipo de ação porque mostra que existem bons exemplos que podem ser replicados, boas práticas e inspiração para novos gestores que possam transformar nosso país”, enfatiza Dieguez.

Os municípios serão divididos em três grupos:
  • Menor ou igual a 30 mil habitantes
  • Entre 30 mil e 100 mil habitantes
  • Acima de 100 mil habitantes
Todas as cidades do Brasil estão automaticamente inscritas e poderão enviar projetos novos ou em implantação para ganhar pontos pelo site www.band.com.br/cidadesexcelentes.
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV. OBS: Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem