CNN Nosso Mundo traz a empresária e influencer muçulmana Mariam Chami

Divulgação

O CNN Nosso Mundo recebe hoje (17/09), às 22h30, a empresária e influencer Mariam Chami, uma brasileira que é muçulmana. Islã é uma religião e todo seguidor do islamismo é muçulmano. 

Mariam é filha de pai libanês e mãe mineira, que se converteu ao islã. A convidada do programa nasceu em São Paulo e sempre estudou em escola islâmica. Foi na faculdade que começou a se sentir diferente dos demais por seus hábitos, como a utilização do hijab, o véu islâmico.

''Eu não sei por que as pessoas se apegam tanto a um lenço. Para as pessoas que não são muçulmanas, é só um pano. Para nós, significa nossa força, nossa fé, a nossa devoção a Deus'', desabafa Mariam Chami. ''Eu sempre falo que ninguém precisa concordar com a minha religião, achar que ela é bonita ou achar que ela é a certa, mas todo mundo deve respeitar. É o mínimo. Respeitar para a gente viver em harmonia. Se a gente vai viver em grupo, a gente precisa de respeito'', complementa.

A entrevistada, que é formada em nutrição, conta que deixou de ser efetivada no primeiro emprego por preconceito. Este episódio acabou a incentivou a se tornar empresária e, hoje, ela usa suas redes sociais – com seu 1,5 milhão de seguidores, somadas as contas do Instagram e Tik Tok – para falar e desmistificar os estereótipos que as mulheres muçulmanas enfrentam no seu dia a dia.

''Não só no Brasil que tem esta visão, a Europa tem muito isso sobre o hijab ser algo opressor, a mulher muçulmana ser oprimida. Mas, se a gente for ver, se a gente andar pelo mundo, veremos mulheres muçulmanas sendo pilotas de avião, policiais, médicas e empresárias. Então, em todo o mundo tem mulheres que têm voz e que são ouvidas. No entanto, existem mulheres que são oprimidas sim, eu não nego que existem mulheres muçulmanas que são oprimidas. Assim como existem mulheres cristãs oprimidas, mulheres judias oprimidas... A questão do machismo, a opressão da mulher, ela está inserida em toda a sociedade, em todas as culturas e nacionalidades, e não pela religião'', finaliza. 

O CNN Nosso Mundo tem apresentação de Luciana Barreto, com participação de Rita Wu, Thais Herédia e Lia Bock.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato