Documentário sobre fortificações da Baixada Santista tem exibição inédita na TV Brasil

Divulgação

A TV Brasil apresenta nesta terça-feira (7) o documentário inédito "Defesa do Porto de Santos: uma história das fortificações da Baixada Santista", na sessão Cine Doc, às 17h. Parte expressiva do legado deixado no país por antepassados, o conjunto de fortificações do complexo situado em Santos, Praia Grande, Guarujá, São Vicente e Bertioga é retratado no filme através de material de arquivo, entrevistas e imagens de tirar o fôlego das paisagens que circundam esse patrimônio.

Produzido pela Nimboo’s e dirigido por Petrucio Araújo, o documentário mostra as fortificações construídas do período colonial ao republicano sob as perspectivas econômica, política e militar, como parte relevante da história do Brasil enquanto povo e nação. A produção reúne entrevistas com sumidades no assunto, como o coronel Elcio Secomandi, o arquiteto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) Victor Hugo Mori, os professores Hélio Halite (Sesi-SP) e Clotilde Paul (USP), o historiador J Muniz Jr., o comandante do 1o Batalhão de Defesa Antiaérea, general João Chalella, entre outros. 

Com uma linguagem visual marcante, composta de belíssimas imagens dos cenários e dos monumentos históricos, o filme faz uma viagem no tempo. O espectador pode observar a história da região da Baixada Santista com um entendimento ampliado e aprofundado, através de novos significados dados aos fortes e fortificações. 

Com 52 minutos de duração, o documentário levou três anos para ser concluído. A produção faz parte do dossiê enviado à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) com o objetivo de tornar patrimônios da humanidade os fortes São João e Fortaleza da Barra Grande.
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV. OBS: Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.

Postagem Anterior Próxima Postagem