Documentário sobre fortificações da Baixada Santista tem exibição inédita na TV Brasil

Divulgação

A TV Brasil apresenta nesta terça-feira (7) o documentário inédito "Defesa do Porto de Santos: uma história das fortificações da Baixada Santista", na sessão Cine Doc, às 17h. Parte expressiva do legado deixado no país por antepassados, o conjunto de fortificações do complexo situado em Santos, Praia Grande, Guarujá, São Vicente e Bertioga é retratado no filme através de material de arquivo, entrevistas e imagens de tirar o fôlego das paisagens que circundam esse patrimônio.

Produzido pela Nimboo’s e dirigido por Petrucio Araújo, o documentário mostra as fortificações construídas do período colonial ao republicano sob as perspectivas econômica, política e militar, como parte relevante da história do Brasil enquanto povo e nação. A produção reúne entrevistas com sumidades no assunto, como o coronel Elcio Secomandi, o arquiteto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) Victor Hugo Mori, os professores Hélio Halite (Sesi-SP) e Clotilde Paul (USP), o historiador J Muniz Jr., o comandante do 1o Batalhão de Defesa Antiaérea, general João Chalella, entre outros. 

Com uma linguagem visual marcante, composta de belíssimas imagens dos cenários e dos monumentos históricos, o filme faz uma viagem no tempo. O espectador pode observar a história da região da Baixada Santista com um entendimento ampliado e aprofundado, através de novos significados dados aos fortes e fortificações. 

Com 52 minutos de duração, o documentário levou três anos para ser concluído. A produção faz parte do dossiê enviado à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) com o objetivo de tornar patrimônios da humanidade os fortes São João e Fortaleza da Barra Grande.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato