Estação Livre fala sobre afeto e solidão na comunidade negra, nesta sexta na TV Cultura

Créditos: Julia Rugai

O Estação Livre desta sexta-feira (2/9) vai falar de afeto - tema importante de ser debatido na comunidade negra. A edição, apresentada por Cris Guterres, traz Roger Cipó, escritor, comunicador e fotógrafo, e a psicanalista Priscilla Santos de Souza. Vai ao ar na TV Cultura, a partir das 22h.

Afeto são todos os sentimentos que, de alguma forma, nos afetam, sejam bons ou ruins. São eles que dão o tom das nossas ações. O Estação Livre aborda como os sentimentos e emoções interferem em nossas vidas e o poder que eles têm de mudá-las.

Reportagens

Para falar que o amor não tem cor, então amor e preconceito não combinam, a atração conta a história da cantora Anna Tréa e da artista visual Maria Piah, que vivem um amor que se move junto com a arte que produzem. Já Leandro Oliveira e Elaine Cristina estão juntos há 24 anos e têm dois filhos. Nos dois casos, o afeto venceu os conflitos provocados pela diferença da cor da pele.

Outra reportagem apresenta a plataforma VT Tindó, que conecta pessoas pretas. A live que o Roger Cipó promove todas as sextas-feiras virou aplicativo, e a edição conta a história de um casal formado graças a essa iniciativa.

E para festejar a união de negros que se amam, Adriana Vianna criou a Afrowedding, uma assessoria de casamento voltada especificamente para os casais afrocentrados.

Como afeto não é só falar de amor, o Estação Livre traz também o tema da solidão da mulher negra. Em uma sociedade fundada pela escravidão e pela lógica patriarcal, a mulher negra é duplamente afetada pela solidão.

Outro assunto em destaque é o desafio de criar filhos adotivos. O programa conta a história de Francisco e Alexandre, um casal inter-racial e homoafetivo. Eles adotaram três de quatro irmãos indígenas. A outra menina também foi adotada, por uma amiga do casal, e assim as crianças seguem convivendo, mesmo em casas separadas. E o casal Wladia e Gui fala sobre os afetos necessários para uma relação duradoura.

A edição termina com a declamação de poemas de Jairo Pereira, cantor, ator e poeta, sobre amor próprio, e de Márcio Ricardo sobre saudade, denominado Fanta.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato