Ministra Cármen Lúcia é a convidada de Lázaro Ramos no ''Espelho'' desta segunda no Canal Brasil

Divulgação

No episódio de hoje (dia 13/09) de ''Espelho'', Lázaro Ramos conversa com a ministra do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia. O papo envolve assuntos como os pedidos pelo fechamento do STF, preocupações de sua profissão e a popularidade do Supremo, além de temas mais leves, como a adoração da ministra pelo cinema e sua infância no interior. O programa inédito vai ao ar às 23h, no Canal Brasil, e é o terceiro episódio da 15ª temporada de “Espelho”. 

O programa já começa com um dos assuntos mais falados no Brasil atualmente: os pedidos pelo fechamento do Supremo Tribunal Federal. Cármen Lúcia ressalta que um dos papéis do STF é aplicar a constituição brasileira e destaca a importância dela. “Essa constituição é a vontade e a voz de um povo que se manifestou de maneira livre e legítima, em um país que é difícil, porque temos várias humanidades e muitas desumanidades, quer dizer, há brasileiros como nós dois, que temos nossos trabalhos, que podemos cumprir nossa vocação, e há milhares de brasileiros que hoje pensam no que vai ter para comer na hora do almoço e eles todos são compromisso, cuidado pela constituição brasileira, que tem como princípio fundamental, o que foi uma conquista da humanidade desde o final da Segunda Guerra Mundial, o princípio da dignidade humana”.

A ministra também defende a democracia e explica o perigo de ameaçá-la. “Na democracia você convive com as diferenças, convive com as desigualdades, convive com, e é este o paradoxo da democracia, permitir que todo mundo fale o que quer, até mesmo contra ela, mas não pode botá-la abaixo. Portanto eu vejo com tranquilidade todos esses gritos, que sejam contra o Supremo, contra a atual composição, mesmo contra mim, só podem gritar contra mim ou contra o Supremo, porque estamos em uma democracia, porque na tirania não se permite o grito. Não se permite nem a voz. Só quem passou por ditadura sabe bem o gosto da voz, porque escutou o som da mordaça”. 

Cármen Lúcia é ministra do Supremo Tribunal Federal desde junho de 2006, quando foi indicada para o cargo pelo ex-presidente Lula. Ela é mineira, nascida em Montes Claros e criada em Espinosa, também em Minas Gerais. É formada em direito pela Faculdade Mineira de Direito da PUC-MG, especialista em direito de empresa pela Fundação Dom Cabral e mestre em direito constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais. Cármen Lúcia começou sua carreira como advogada e também foi procuradora do estado de Minas antes de assumir o cargo no Supremo. De 2016 a 2018, a ministra foi presidente do STF e entre 2012 e 2013 assumiu a presidência do Tribunal Superior Eleitoral, sendo a primeira mulher a assumir o cargo.

ESPELHO
INÉDITO
Convidada: Cármen Lúcia
Horário: Segunda, 13/09, às 23h
Rebatidas: Sexta, 17/09, às 14h, e sábado, 18/09, às 7h
Classificação: Livre

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato