Nova temporada da série Original Globoplay 'Segunda Chamada' estreia nesta sexta-feira

Divulgação Globo/Mauricio Fidalgo

Neste ano, o cenário do curso noturno para jovens e adultos da Escola Estadual Carolina Maria de Jesus é ainda mais preocupante do que o habitual e coloca em risco a própria existência do turno, na nova temporada da série Original Globoplay 'Segunda Chamada'. Escrita por Carla Faour e Júlia Spadaccini e com direção artística de Joana Jabace, a obra estreia nesta sexta-feira, dia 10.  
  
As poucas matrículas não são suficientes para manter os portões abertos e é preciso um milagre para que os estudantes não voltem para casa sem o tão sonhado diploma. O diretor Jaci (Paulo Gorgulho) não encontra solução para o problema e se vê obrigado a comunicar aos colegas que não há mais nada a ser feito, deixando silenciosa a pequena sala dos professores. Angustiados com a notícia, os educadores parecem não acreditar que foram em vão os anos de luta contra a péssima infraestrutura, a falta de reconhecimento e o cansaço extremo, tudo em prol da educação. Como desistir quando o objetivo de educar jovens e adultos ainda está longe de terminar?  
  
Para Lúcia (Debora Bloch), todavia, a possibilidade de que o curso noturno deixe de existir é inimaginável. Se na temporada passada a professora já tomava para si a responsabilidade de não perder um aluno sequer, agora, ela não terá sossego até encher as salas de aula, nem que isso signifique buscar estudantes além das redondezas da comunidade. A volta às aulas tem um gostinho de renovação para a professora de Português, após o divórcio de Alberto e o fim do mistério envolvendo a morte de seu filho, Marcelo. O amor pela profissão volta mais forte do que nunca e possui a mesma intensidade do desafio que a educadora enfrentará. Apesar de estar determinada a provar que Jaci está errado, Lúcia sabe que manter a escola aberta não será uma tarefa fácil. A realidade dos fatos parece esmagar qualquer esperança de sucesso. Mas é em seu caminho para casa, quando tudo parece perdido, que ela avista o que pode ser um feixe de luz em sua grande missão de vida.  
  
Na imagem de pessoas que vivem nas ruas, com pouco conforto e pertences, voluntariamente ignoradas por grande parte da população, Lucia enxerga além das aparências. A professora reconhece que cada um ali tem uma história, sonhos e sentimentos. Lembrar a estes indivíduos sem lar que todos têm direito a uma educação digna é uma questão de honra e, quem sabe, uma possível solução para salvar o curso noturno da Escola Estadual Carolina Maria de Jesus. Lúcia respira fundo e se aproxima de um grupo, pronta a fazer um convite aos homens e mulheres que a observam com olhares curiosos e incrédulos: “Quem aqui gostaria de voltar a estudar?”  
  
Mesmo após as incertezas iniciais, os professores Marco André (Silvio Guindane), Eliete (Thalita Carauta), Sônia (Hermila Guedes) e o diretor Jaci decidem acolher a ideia de Lúcia. Ainda que não tenham claro o efeito que a chegada do novo grupo pode provocar na vida dos poucos estudantes já matriculados – Walace (Elzio Vieira), Expedita (Vilma Melo), Seu Gilsinho (Moacyr Franco), Anuiá (Adanilo), Jackson (Ariclenes Barroso), Antonia (Jennifer Dias), Jociane (Fabiana Pimenta), Chico (Dinho Lima Flor) e Vander (Rui Ricardo Diaz) -, os professores estão decididos a seguir em frente. 
 
Juntos, eles se posicionam para distribuir os uniformes e dar as boas-vindas aos novos alunos deste ano: Hélio (Angelo Antonio), Valdinei (Pedro Wagner), Néia (Rejane Faria), Leandro (Tamirys O'Hanna), Palito (Gustavo Luz), Sandro (Flávio Bauraqui), Dona Carmem (Nena Inoue) e Evelyn (Nataly Rocha). Para os novos personagens de ‘Segunda Chamada’, que representam o universo à beira da estrada, a missão é mostrar o que há por trás dessas escolhas e realidades pouco conhecidas. Longe de se colocarem em papeis de vítimas, os alunos em situação de rua apresentam seu lado mais humano e sua garra para sobreviver e mudar de vida.  
  
Original Globoplay, ‘Segunda Chamada’ é uma série da Globo em parceria com a O2, criada por Carla Faour, Julia Spadaccini e Jo Bilac. A segunda temporada de ‘Segunda Chamada’ é escrita por Carla Faour e Julia Spadaccini, com Dino Cantelli, Gionana Moraes, Maira Motta e Marcos Borges. A direção é de Joana Jabace, Henrique Sauer e Pedro Amorim; com direção artística de Joana Jabace, e direção geral de Pedro Amorim. A produção na TV Globo é de Isabela Bellenzani e na O2, de Bel Berlinck.  
 
Perfil dos personagens    
 
Lúcia (Debora Bloch) – Professora de Português da Escola Carolina Maria de Jesus. Após o divórcio do marido e o fim do mistério envolvendo a morte do filho, volta à escola decidida a evitar a suspensão do curso noturno.  
  
Jaci (Paulo Gorgulho) – O diretor do colégio se vê obrigado a enfrentar novos problemas este ano, inclusive para impedir o fechamento da escola. Além dos deveres profissionais, ele precisa equilibrar as suas preocupações com o relacionamento com Eliete e o fantasma de sua história com Lúcia.  
  
Eliete (Thalita Carauta) – Além do namoro com Jaci, a professora de Matemática lida com a volta de sua filha, Michele, e as mudanças de vida da garota. Continua uma grande amiga de Sônia.  
  
Sônia (Hermila Guedes) – A professora de História e Geografia se divorcia de Carlos e está decidida a mudar de vida, permitindo-se um relacionamento com Marco André  
  
Marco André (Silvio Guindane) – O professor de Artes não sabe o que sentir após a descoberta da identidade de sua mãe biológica. Encontra em Sônia um grande ponto de apoio e amor.  
  
Walace (Elzio Vieira) – Estudante do ano anterior, foi reprovado após uma série de problemas e quase abandonou os estudos. Decide voltar à Escola Carolina Maria de Jesus a pedido da professora Lúcia, mas se vê obrigado a encarar uma nova realidade, após um acidente que o deixa paraplégico.  
 
Expedita (Vilma Melo) – Mãe de Gero e Cleiton, ex-alunos da escola, decide se matricular na escola onde os filhos estudaram. É a mãe biológica de Marco André, mas não sabe que o filho abandonado conhece o seu segredo.  
 
Seu Gilsinho (Moacyr Franco) – Sofre de Alzheimer, mas tem o sonho de se formar, antes de perder totalmente a memória. Em sua vida, conta apenas com o neto Levi, que vai precisar socorrer os professores da escola nas crises do avô.  
 
Anuiá (Adanilo) – Jovem indígena que se matricula no curso noturno com o sonho de se tornar advogado e lutar pelos direitos de seu povo. Vende artesanato na rua e entrará em conflito com Jackson, outro aluno da escola.  
 
Jackson (Ariclenes Barroso) – De origem nordestina, decide se matricular na escola contra a vontade do pai, que acredita que nordestino não pode escolher o próprio destino. Faz amizade com Vander e se desentende com Anuiá, por conta da origem indígena do colega.  
 
Antonia (Jennifer Dias) – Moradora da comunidade, volta a estudar por acreditar ser merecedora de uma vida melhor. Tem como objetivo ser a primeira mulher de sua família a conseguir o diploma. A nova estudante odeia injustiças e defende o amigo Anuiá das agressões dos colegas. Também é amiga de Jojoia.  
 
Jociane (Fabiana Pimenta) – Aspirante a blogueira. É leve e descontraída, apesar da rotina pesada de trabalhar de dia e estudar à noite. É amiga de Antonia.  
 
Chico (Dinho Lima Flor) – É o mais estudioso dos colegas. Trabalha em uma fábrica, mas não consegue ser gerente porque não tem diploma. Foi obrigado a abandonar os estudos para ajudar em casa, mas decide voltar a estudar para alcançar os seus objetivos, custe o que custar.  
 
Vander (Rui Ricardo Diaz) – Durante o dia, trabalha como segurança em um shopping e tem o sonho de ter um negócio próprio. Se define como ‘machão’ e tem conflitos com o professor Marco André. 
   
Hélio (Angelo Antonio) – Sofre com uma tragédia familiar que o leva a morar na rua. Tem grande talento para o desenho e, inicialmente, não confia nas boas intenções da professora Lúcia.  
 
Néia (Rejane Faria) – Vende livros usados para ganhar uns trocados, mas não consegue ler as obras alegando ter a vista cansada. Na verdade, é analfabeta e por isso aceita ter aulas particulares com a professora Lúcia.  
 
Dona Carmen (Nena Inoue) – Tem mania de grandeza e vive de suas memórias. Vai morar nas ruas, mas não consegue se desfazer de seus pertences, que a levam para uma realidade paralela.  
 
Leandro (Tamirys O'Hanna) – Tímido, o jovem guarda um grande segredo. Encontra na professora Lúcia um ponto de apoio e conforto. Os amigos da rua são a sua família, especialmente Palito, de quem é muito amigo.  
 
Palito (Gustavo Luz) – Desconfiado e de personalidade forte. Na rua sempre encontrou uma maneira de sobreviver, contando com a ajuda e o carinho dos amigos. Amigo de Leandro.  
 
Evelyn (Nataly Rocha) – Vende balas na rua e, apesar do jeito arisco e individualista, é muito leal aos ‘parças’ da rua. No fundo, apenas tenta sobreviver, pois sabe que a realidade para as mulheres em situação de rua não é fácil. Muito próxima de Sandro.  
 
Sandro (Flávio Bauraqui) – Trabalha em São Paulo durante a semana, mas volta para casa depois do serviço pesado. Como mora longe e a passagem de ônibus não cabe em seu orçamento, prefere economizar morando na rua de segunda-feira a quinta-feira.  
 
Valdinei (Pedro Wagner) – Pai de Tatu, faz de tudo para ser um exemplo para o menino. Apesar das dificuldades, não reclama de ter que morar na rua, já que foi graças a ela que conseguiu ter uma família. Decide voltar para a escola para garantir um futuro melhor ao filho.  
 
Tatu (Matheus de Jesus) – Filho de Valdinei, o garoto nunca desgruda do pai. Chega à Escola Carolina Maria de Jesus com os outros moradores de rua, mesmo criança. 
    
Michele (Mariana Sena) – Filha de Eliete.  
 
Carlos (Otávio Muller) – Ex-marido de Sônia.  

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato