Novo documentário da GloboNews mostra transformações em Lisboa, Nova York e Londres durante a pandemia

Divulgação Globo

Quantas mudanças ocorreram na paisagem e nos moradores de grandes cidades do planeta durante os longos meses de um ano de pandemia? Foi como se cada estação do ano se multiplicasse em sensações e transformações. Um retrato dessa passagem de tempo em Nova York, Lisboa e Londres conduz o documentário '12 Estações', produção da GloboNews que o canal exibe neste domingo, dia 19, às 23h, em sua faixa especial de documentários. O isolamento ao longo dos meses de outono e inverno, o desconfinamento na primavera e o cheiro da liberdade no verão traduzidos em histórias emocionantes e cheias de esperança. 
 
Nova York foi uma das cidades mais afetadas pela pandemia. Correspondente nos Estados Unidos desde 2016, a jornalista Carolina Cimenti acompanhou as mudanças pelo olhar de um imigrante que ganha a vida trabalhando em um food truck; de uma violinista da Broadway, afetada pelo encerramento das atividades; e de um corretor de imóveis. O metrô e os arranha-céus nova-iorquinos também são personagens. "Ninguém passa por esta pandemia e sai do outro lado igual. Um dia, vendo a cidade deserta e fechada, pensei que era importante e necessário registrar essa grande metrópole ao longo desse processo. Nova York se reinventa o tempo todo. E dessa vez não está sendo diferente", afirma.
 
Pedro Vedova foi o responsável por registrar como a população de Londres encarou a pandemia. O correspondente acompanhou durante meses a rotina de um músico que sofreu com o fechamento de casas de show; uma jardineira, que ficou sem trabalhar; e um torcedor fanático de futebol, longe de sua maior paixão. "Todos repensamos a vida durante a pandemia. Alguns escolheram mudar hábitos, outros esperaram ansiosos pelo recomeço, e muitos deram mais valor àquilo que perderam", observa o correspondente.
 
Em Lisboa, o documentário ‘Doze Estações’ acompanha, com o repórter Leonardo Monteiro, o dia a dia de um confeiteiro que viu a vida perder o sabor; um condutor de bonde que ficou sem passageiros e de uma brasileira que levava turistas para conhecer a capital portuguesa em um tuk-tuk. “As estações do ano marcaram bem cada fase da pandemia, mas a gente só descobriu isso gravando. Foi angustiante passar um inverno todo confinado, sem saber o que viria pela frente. Com a chegada da primavera, sentimos, aos poucos, o virar de uma página que ninguém mais queria viver. E o verão nos brindou com a possibilidade de uma vida perto do normal”, explica Leonardo Monteiro. 
 
Desde 2014, a GloboNews já produziu mais de 70 documentários com a Globo Filmes, com o Canal Brasil e, mais recentemente, com o Globoplay. Títulos que mereceram indicações em vários festivais nacionais e internacionais e a prêmios como o Emmy Internacional (com o documentário 'Torre de David' em 2015, com 'Síria em Fuga' em 2016 e com 'Aliados' em 2020). A lista inclui ainda renomadas produções como: 'Cidades Fantasmas', 'Libelu – Abaixo a Ditadura' e 'Cine Marrocos' – também vencedoras do Festival É Tudo Verdade –, e 'Marinheiro das Montanhas’, único filme brasileiro selecionado para o Festival de Cannes de 2021.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato