''O Brasil é um país que não conhece o seu passado", diz Djamila Ribeiro no Estação Livre

Divulgação

Ancestralidade é o tema do Estação Livre desta sexta-feira (24/9), na TV Cultura. Cris Guterres recebe no estúdio a filósofa e escritora Djamila Ribeiro e a educadora e deputada estadual Erica Malunguinho. Na conversa, elas falam sobre a importância de compreender as origens a fim de analisar comportamentos presentes e projetar o futuro. Vai ao ar, inédito, às 22h.

"O Brasil é um país que não conhece o seu passado. A história que é evidenciada é uma história a partir de uma perspectiva eurocêntrica, branca, masculina", diz Djamila. A filósofa e escritora ainda acrescenta que "se a gente não contar a nossa história a partir dos quilombos, não contar nossa história a partir de Maria Firmina dos Reis, não contar a partir de outras geografias da razão que o candomblé nos traz, não tem como a gente pensar num futuro de fato".

Também na edição, Erica define ancestralidade como "um grande elo entre os tempos o passado, o presente e o futuro. O Amanhã será ancestral um dia". E também comenta sobre política: "Pensar política, hoje ou em qualquer momento da história, significa você pensar em quem vem depois. Significa compreender a história, analisar tudo isso que aconteceu e conseguir construir políticas públicas que deem conta de pensar no amanhã, de uma prosperidade coletiva."

Reportagens

Abrindo as reportagens do programa, um bate-papo com personalidades negras que fizeram testes de ancestralidade. A procura por entender, através da genética, fatos e acontecimentos da história aumentou consideravelmente, visto que as células do nosso corpo carregam memórias ancestrais que nos influenciam. "Todo mundo tem ancestralidade, a diferença é a consciência dela", comenta a deputada estadual.

O Estação Livre segue para as raízes musicais brasileiras: de Dorival Caymmi a Clara Nunes, a influência de ritmos de terreiro é explícita. Há exemplos que talvez sejam pouco óbvios para os ouvintes menos atentos, já que os toques ancestrais se manifestam também na batida do funk, no violão de Jorge Ben Jor e no rap de Rincón Sapiência. Junto com a música, vem a dança. Essa representação artística também carrega muitas conexões.

As benzedeiras e a prática que transcende gerações, com o objetivo da cura muito além da fé também ganham espaço na edição. O programa ainda visita o Aparelha Luzia, espaço fundado pela convidada de estúdio, Erica Malunguinho, em 2016, no bairro Campos Elíseos, na região central de São Paulo. Com as atividades presenciais suspensas durante a pandemia, o lugar é reconhecido como um quilombo urbano e agora lança também uma escola ancestral de arte, cultura e política.

A força ancestral do povo negro também se manifesta nos cabelos: traços culturais são resgatados e conexões com tradições africanas se estabelecem, para falar sobre o assunto, o programa conversa com a trancista Diva Green sobre a diversidade do cabelo crespo. Finalizando a edição, o videorrepórter Rodney Suguita passeia na Avenida Paulista para ouvir o que as pessoas tem a dizer sobre ancestralidade.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato