SBT RP estreia série 'Ligados pela História' neste sábado

Divulgação SBT

O SBT RP estreia neste sábado, 18 de setembro, a partir das 13h30, a série 'Ligados pela História'. A atração fará um passeio pelas cidades da região de Ribeirão Preto, revelando o que os municípios tem em comum e o que os tornam culturalmente únicos. Do presente ao passado e no sentido inverso, o telespectador poderá conhecer curiosidades, tradições, religiosidade, gastronomia, artes e belezas naturais em um pequeno universo de grandes histórias.

Com direção e apresentação da jornalista Adriana Silva, pesquisadora das identidades culturais de Ribeirão Preto e da região, autora de vários livros sobre o tema, os programas são organizados a partir de uma visita guiada em que um cicerone do lugar recepciona a equipe de reportagem. “Mesmo pesquisando antes sobre a história do município, buscamos dar destaque na percepção dos moradores de cada cidade visitada”, explica a jornalista.

Com os quatro primeiros episódios definidos – Brodowski, Jardinópolis, Dumont e São Simão -, a atração deixa evidente haverem muitos pontos comuns entre as cidades. Olhando para o passado, o destaque fica por conta da produção do café e as linhas férreas da Companhia Mogiana. Com ênfase no presente, o potencial cultural é relevante e apresenta significativa matéria-prima para um conjunto de ações de fortalecimento da Economia Criativa no interior do estado de São Paulo.

Em Brodowski, além do Museu Casa de Portinari, a série mostra os portais de Adélio Sarro, a produção cinematográfica, a prática da tanoaria e deixa o espectador curioso sobre projeto de Oscar Niemeyer especialmente criado para o município. Na visita a Jardinópolis, um dos destaques foi a centenária Festa da Lapa e as três estações de trem, além dos muitos fatos inusitados como a história do cemitério e a do disco voador.

Já em Dumont será mostrada a influência do rei do café Henrique Dumont e a fascinante história do pai da aviação. No município de São Simão a ferrovia também protagoniza, ao lado da história da República, da Revolução de 1932, da obra do artista Marcelo Grassmann e destaca o ecoturismo.

Após as exibições inéditas no SBT, os documentários ficarão disponíveis no site www.museucidadedigital.com para cumprir uma função didática e permitir que as redes de ensino acessem o material para uso em sala de aula.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato