Seriado Terra dos Primatas estreia na TV Brasil com vida dos lêmures nesta terça

Divulgação

Acompanhar a dinâmica dos macacos em seu habitat natural é o mote da série Terra dos Primatas, produção documental que a TV Brasil estreia nesta terça (21), às 21h30. Com oito episódios, o seriado revela como vivem diversas espécies endêmicas do continente africano. A primeira edição destaca os lêmures-de-cauda-anelada da Montanha Anja, em Madagascar.

O programa inédito na telinha da emissora pública percorre as terras altas remotas da Etiópia, vai até as savanas do sul da África e viaja pelas ilhas que formam Madagascar. Os primatas dessas regiões conquistam o público na telinha com carisma, inteligência e fofura.

Por meio de imagens incríveis desses animais em ação na natureza, o seriado mostra como lêmures, babuínos e macacos são capazes de se adaptar. Os bandos procuram abrigo e alimento, além de proteção contra eventuais predadores. A produção ainda apresenta a vida de seres como os pequenos bebês do mato até társios e pottos, espécies menos conhecidas de primatas.

A série documental Terra de Primatas tem horário alternativo na programação da TV Brasil e pode ser acompanhada na madrugada de terça para quarta-feira à 1h45. A obra audiovisual também fica disponível por 30 dias no aplicativo TV Brasil Play.

Primeiro programa mostra os lêmures-de-cauda-anelada

A edição de estreia do seriado Terra de Primatas exibe o cotidiano de uma tropa única de lêmures-de-cauda-anelada que se adaptaram às condições adversas na região da Montanha Anja, em Madagascar. A geografia peculiar, as condições climáticas tropicais da costa africana e a caça ilegal são desafio para eles.

Esses animais conseguiram sobreviver em áreas elevadas dos montes cobertas por granito e varridas pelos ventos. A produção acompanha esses pequenos primatas em sua jornada diária por comida, enquanto enfrentam desafios rochosos e evitam os perigos sempre presentes na ilha.

Presentes há milhões de anos em Madagascar, essas criaturas desenvolveram formas de se manter. Às margens de Madagascar, os lêmures-de-cauda-anelada evoluíram por conta própria e encontraram uma maneira de se adaptar perfeitamente ao clima tropical.

Atributos que diferenciam a espécie

Os primatas dessa espécie costumam medir entre 39 e 46 cm com peso aproximado de até 2,5 kg. A longa cauda branca com anéis pretos é bastante característica desse tipo de lêmure e pode ter mais de 60 cm de extensão.

A cabeça dos lêmures-de-cauda-anelada tem um focinho com pelagem escura que combina com traços brancos e criam uma espécie de "máscara" ao redor dos olhos. Essa parte é marcada, ainda, por pelos acinzentados que vão do topo da cabeça até a base da cauda.

O ventre desses primatas costuma ser esbranquiçado. Os lêmures possuem, ainda, glândulas de cheiro nos braços e no peito. Essas estruturas são utilizadas para demarcar território e por machos em disputas durante o período de reprodução.

Os bandos costumam viver unidos e se defendem por meio dos sinais da cauda, cheiros e sons. Os grupos são conduzidos na maior parte do ano por uma fêmea dominante. Em fase de reprodução, a lógica se inverte e os machos passam a disputar espaço com os demais pelas fêmeas.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato