Acesso das mulheres a métodos contraceptivos no Brasil é tema do 'Profissão Repórter'

Divulgação Globo

Em país no qual muitas vezes as gestações não são planejadas, muitas mulheres têm dificuldade para ter acesso a métodos contraceptivos eficazes. O 'Profissão Repórter' desta terça-feira, dia 5, percorre o Brasil para mostrar a luta de algumas dessas mulheres e o trabalho feito por algumas médicas para que ao menos uma parte delas seja atendida.
 
Quase 25% das mulheres que vivem na cidade de Cristalândia, no Tocantins, gostariam de fazer laqueadura. Apesar de ser um método mais invasivo e irreversível, grande parte das mulheres opta pela cirurgia como principal método contraceptivo por acreditar que esta é a forma mais segura de evitar uma gestação. A repórter Nathalia Tavolieri acompanhou um mutirão de laqueaduras promovido por um consórcio formado por 14 municípios da região e registrou 11 cirurgias em um final de semana. A dona de casa Ana Carla da Silva, de 30 anos, tem dois filhos e optou pelo procedimento contra a vontade do marido. Mas de acordo com a Lei do Planejamento Familiar, de 1996, para ter acesso a este benefício, a mulher casada precisa ter mais de 25 anos, pelo menos dois filhos e o consentimento do companheiro. 
 
A repórter Sara Pavani viu a rotina de trabalho da médica ginecologista Mariana Viza, que viaja pelo Brasil para realizar mutirões de inserção do dispositivo intrauterino, o DIU, como é popularmente conhecido, que está disponível no SUS. Em Ariquemes e Buritis, cidades do interior de Rondônia, 107 DIUs foram colocados em mulheres entre 17 e 49 anos em três dias. Além do acesso ao método contraceptivo eficaz, a ginecologista também oferece capacitação aos médicos. Nenhuma unidade básica de saúde de Ariquemes oferece DIU por falta de profissionais capacitados.  
 
Pioneira no estudo da sexualidade de adolescentes no Brasil, a doutora Albertina Duarte, ginecologista há 40 anos, é uma das responsáveis pela redução de 55% de casos de gravidez de adolescentes no estado de São Paulo nos últimos 20 anos. O repórter Thiago Jock acompanha uma semana de trabalho dela nos principais hospitais e centros de saúde voltados ao atendimento de mulheres na capital paulista, onde atua em múltiplos projetos de contracepção.
 
O 'Profissão Repórter' vai ao ar na noite desta terça-feira, dia 5, logo após ‘Verdades Secretas’.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato