Assista ao trailer de "Apenas Meninas", documentário que retrata a realidade de casamentos infantis no Brasil


A HBO Max acaba de divulgar o trailer do documentário APENAS MENINAS, que estreia em 26 de outubro na plataforma e no canal HBO, e aborda a realidade do casamento infanto-juvenil ainda frequente no País. A coprodução da HBO Latin America e Giros Filmes, dirigida por Bianca Lenti, parte de um dado chocante: o Brasil é o quarto país no ranking mundial de casamentos infantis.

Por meio da experiência de sete jovens brasileiras, de diferentes regiões, a complexidade do tema e os dados são humanizados, conforme elas revelam como tiveram sua infância interrompida para embarcar precocemente no mundo adulto da vida conjugal, maternidade e, na maioria das vezes, violência doméstica. A cada 21 minutos uma menina de 10 a 14 anos se torna mãe e somente em 2019 o Código Civil brasileiro passou a proibir o casamento de menores de 16 anos.

APENAS MENINAS é o longa-metragem documental de estreia de Bianca Lenti. Roteirista experiente e premiada por produções como "Menino 23", Bianca atua há 18 anos no audiovisual e agora imprime, em seu produto de estreia, o olhar sensível sobre seu principal objeto de investigação como cineasta: o papel social atribuído às mulheres no Brasil. "APENAS MENINAS transforma números de estatísticas em adolescentes e mulheres de carne, osso e sonhos, muitos deles interrompidos precocemente pela vulnerabilidade de ser mulher e periférica no país, mas também entrega esperança", revela Bianca. Cantando, brincando e construindo fantasias que são suas por direito, Marina e Malu, filhas de Bianca, representam o desejo de um futuro mais acolhedor, em que meninas possam ser apenas meninas.

APENAS MENINAS aborda os motivos mais frequentes que levam tantas jovens a este caminho do matrimônio, que lhes parece ser a única saída para uma vida de fome, miséria, opressão, violência ou abuso sexual. Para muitas delas, o casamento oferece a fuga dessa dura realidade e a ilusão de conquistar alguma relevância social e sair da invisibilidade, mas na realidade essa alternativa escancara a vulnerabilidade dessas meninas e resulta em riscos ainda maiores, como gravidez precoce, interrupção dos estudos, dependência financeira, violência e feminicídio.

O documentário conta com depoimentos de assistentes sociais . Elas acompanham a rotina das meninas e mulheres protagonistas para compreender as complexas camadas desse problema estrutural da sociedade brasileira, assim como identificar os perfis mais suscetíveis e as consequências mais comuns dos casamentos na infância.

APENAS MENINAS é uma produção exclusiva HBO Latin America, coproduzida com a Giros Filmes. O documentário tem direção de Bianca Lenti. O roteiro é de Bianca Lenti, Carolina Ribas, Leyda Napoles Viant. A produção conta com recursos da Condecine - Artigo 39.
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem