Assista ao trailer de "Apenas Meninas", documentário que retrata a realidade de casamentos infantis no Brasil


A HBO Max acaba de divulgar o trailer do documentário APENAS MENINAS, que estreia em 26 de outubro na plataforma e no canal HBO, e aborda a realidade do casamento infanto-juvenil ainda frequente no País. A coprodução da HBO Latin America e Giros Filmes, dirigida por Bianca Lenti, parte de um dado chocante: o Brasil é o quarto país no ranking mundial de casamentos infantis.

Por meio da experiência de sete jovens brasileiras, de diferentes regiões, a complexidade do tema e os dados são humanizados, conforme elas revelam como tiveram sua infância interrompida para embarcar precocemente no mundo adulto da vida conjugal, maternidade e, na maioria das vezes, violência doméstica. A cada 21 minutos uma menina de 10 a 14 anos se torna mãe e somente em 2019 o Código Civil brasileiro passou a proibir o casamento de menores de 16 anos.

APENAS MENINAS é o longa-metragem documental de estreia de Bianca Lenti. Roteirista experiente e premiada por produções como "Menino 23", Bianca atua há 18 anos no audiovisual e agora imprime, em seu produto de estreia, o olhar sensível sobre seu principal objeto de investigação como cineasta: o papel social atribuído às mulheres no Brasil. "APENAS MENINAS transforma números de estatísticas em adolescentes e mulheres de carne, osso e sonhos, muitos deles interrompidos precocemente pela vulnerabilidade de ser mulher e periférica no país, mas também entrega esperança", revela Bianca. Cantando, brincando e construindo fantasias que são suas por direito, Marina e Malu, filhas de Bianca, representam o desejo de um futuro mais acolhedor, em que meninas possam ser apenas meninas.

APENAS MENINAS aborda os motivos mais frequentes que levam tantas jovens a este caminho do matrimônio, que lhes parece ser a única saída para uma vida de fome, miséria, opressão, violência ou abuso sexual. Para muitas delas, o casamento oferece a fuga dessa dura realidade e a ilusão de conquistar alguma relevância social e sair da invisibilidade, mas na realidade essa alternativa escancara a vulnerabilidade dessas meninas e resulta em riscos ainda maiores, como gravidez precoce, interrupção dos estudos, dependência financeira, violência e feminicídio.

O documentário conta com depoimentos de assistentes sociais . Elas acompanham a rotina das meninas e mulheres protagonistas para compreender as complexas camadas desse problema estrutural da sociedade brasileira, assim como identificar os perfis mais suscetíveis e as consequências mais comuns dos casamentos na infância.

APENAS MENINAS é uma produção exclusiva HBO Latin America, coproduzida com a Giros Filmes. O documentário tem direção de Bianca Lenti. O roteiro é de Bianca Lenti, Carolina Ribas, Leyda Napoles Viant. A produção conta com recursos da Condecine - Artigo 39.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato