Caminhos da Reportagem conta como pessoas comuns construíram histórias incríveis

Divulgação

Neste domingo (3), o Caminhos da Reportagem revela histórias de pessoas que enfrentaram grandes obstáculos sociais, físicos ou econômicos e conseguiram romper essas barreiras. O programa inédito "Uma Virada na Vida" vai ao ar às 20h, na TV Brasil.

Em meio a tantas vidas perdidas na pandemia e aos problemas decorrentes da Covid-19, muitas vezes as pessoas se veem sufocadas diante de tantas notícias difíceis. Não por acaso, histórias daqueles que conseguiram transformar suas vidas ou a realidade em que vivem emocionam e viralizam nas redes sociais – e ganham mais espaço até mesmo nas mídias tradicionais. 

“Histórias inspiradoras são muito importantes. A ausência delas pode criar um deserto imaginativo, um empobrecimento da nossa capacidade de fantasiar e sonhar”, explica o psicanalista Christian Dunker. Questionado sobre o que as pessoas que superam obstáculos e limites têm em comum, Dunker afirma: “há estudos que apontam alguns traços naqueles que conseguem fazer esta virada. E um traço que eu acho muito interessante é que são pessoas capazes de prospectar o futuro”.

As oportunidades que surgiram na trajetória dos personagens desta edição do programa fizeram toda a diferença para que suas histórias tivessem um final diferente. A atração jornalística conta a história da bailarina Vitória Bueno, que nasceu sem os braços e brilha nos palcos desde os 5 anos. 

A equipe de reportagem conversou também com a modelo Maju de Araújo, primeira estrela com síndrome de down de uma gigante do mercado de beleza e, ainda, com o fotógrafo Ranimiro Lotufo, que não deixou de praticar esportes radicais mesmo depois de perder uma perna em um acidente com um parapente. 

A jornalista e fundadora da ONG Escola de Gente, Cláudia Werneck, lembra que é preciso evitar o discurso simplista da superação ao contar essas histórias e lembra que a inclusão é um benefício para toda a sociedade – não apenas para o indivíduo com deficiência. “A inclusão é utilizada, conceitualmente, de forma muito equivocada. É como se você fizesse inclusão pra alguém, inclusão é uma proposta sistêmica. Todo mundo ganha com a inclusão”, aponta. 

Em Goiânia (GO), São Luís (MA) e Campinas (SP), o Caminhos da Reportagem traz a história de três brasileiros que, por meio da educação e do esporte, conseguiram transpor cenários de pobreza e vulnerabilidade social. A farmacêutica Thauany Galvão conseguiu uma bolsa de pós-graduação em Harvard (EUA), e a oceanógrafa Lis Maria Matos partiu para um mestrado no Reino Unido. Ambas são ex-alunas de escola pública e transformaram suas vidas com muito esforço e dedicação aos livros. E o educador físico Pablo dos Santos apostou todas as fichas no esporte para trilhar um caminho diferente do que lhe era oferecido na periferia onde vivia. 

“É preciso muito cuidado com histórias inspiradoras, porque elas são, por definição, excepcionais, não são a regra. E elas podem criar mensagens do tipo ‘basta você se sacrificar, se esforçar, se dedicar, mas não é bem assim por condições sociais, de desigualdade”, pondera Dunker. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato