'CNN Sinais Vitais' trata de um assunto que atinge cerca de 60 mil brasileiros por ano

Divulgação

O ''CNN Sinais Vitais'', com o Dr. Roberto Kalil, da próxima quarta-feira, 27/10, às 22h30min, vai tratar do Câncer de Mama. Trata-se de um tema que é realidade para milhares de mulheres, sendo muito falado no mês de outubro pela campanha do chamado “Outubro Rosa”. Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, o Brasil registra cerca de 60 mil casos de câncer de mama por ano.

Cerca de 10% dos casos de câncer de mama são genéticos. Por isso a importância de fazer o mapeamento genético familiar caso haja algum caso na família. O teste não é oferecido pelo SUS e custa cerca de R$ 2 mil na rede particular. "Nós precisamos de uma consciência maior de que detectar precocemente salva vidas. E vai trazer uma economia para o governo que não tem que gastar com internação e quimioterapia", reforçou a geneticista do Sírio-Libanês, Maria Isabel Achatz, durante entrevista ao Dr. Roberto Kalil.

A equipe do programa acompanhou a cirurgia de uma paciente que decidiu fazer a mastectomia bilateral preventiva aos 36 anos, depois do pai ser diagnosticado com câncer de mama. Ela fez o mesmo procedimento que a atriz Angelina Jolie. Os outros 90% casos de câncer de mama não tem um fator direto que causa a doença.

Segundo o Dr. Antonio Carlos Buzaid, diretor e médico geral do Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital Beneficência Portuguesa, existem fatores de risco como menopausa tardia, bebida alcoólica, além de alimentação inflamatória com açúcar.

É importante dizer que a mama se desenvolve completamente durante a gestação.  Nos dias de hoje, com as mulheres engravidando cada vez mais tarde, nota-se um aumento no índice de câncer em mulheres mais jovens, entre 35 e 40 anos. "O tecido que não sofreu uma gestação é mais suscetível a sofrer modificações ambientais e dar origem ao tumor", pontuou o Dr. Antônio Frasson, oncologista e titular do Grupo de Mama/Centro de Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein.

*O ''CNN Sinais Vitais'', com Dr. Roberto Kalil, vai ao ar na quarta-feira (27/10), às 22h30, logo após o “Jornal da CNN”, na faixa nobre da CNN Brasil.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato