'CNN Sinais Vitais' trata de um assunto que atinge cerca de 60 mil brasileiros por ano

Divulgação

O ''CNN Sinais Vitais'', com o Dr. Roberto Kalil, da próxima quarta-feira, 27/10, às 22h30min, vai tratar do Câncer de Mama. Trata-se de um tema que é realidade para milhares de mulheres, sendo muito falado no mês de outubro pela campanha do chamado “Outubro Rosa”. Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, o Brasil registra cerca de 60 mil casos de câncer de mama por ano.

Cerca de 10% dos casos de câncer de mama são genéticos. Por isso a importância de fazer o mapeamento genético familiar caso haja algum caso na família. O teste não é oferecido pelo SUS e custa cerca de R$ 2 mil na rede particular. "Nós precisamos de uma consciência maior de que detectar precocemente salva vidas. E vai trazer uma economia para o governo que não tem que gastar com internação e quimioterapia", reforçou a geneticista do Sírio-Libanês, Maria Isabel Achatz, durante entrevista ao Dr. Roberto Kalil.

A equipe do programa acompanhou a cirurgia de uma paciente que decidiu fazer a mastectomia bilateral preventiva aos 36 anos, depois do pai ser diagnosticado com câncer de mama. Ela fez o mesmo procedimento que a atriz Angelina Jolie. Os outros 90% casos de câncer de mama não tem um fator direto que causa a doença.

Segundo o Dr. Antonio Carlos Buzaid, diretor e médico geral do Centro de Oncologia e Hematologia do Hospital Beneficência Portuguesa, existem fatores de risco como menopausa tardia, bebida alcoólica, além de alimentação inflamatória com açúcar.

É importante dizer que a mama se desenvolve completamente durante a gestação.  Nos dias de hoje, com as mulheres engravidando cada vez mais tarde, nota-se um aumento no índice de câncer em mulheres mais jovens, entre 35 e 40 anos. "O tecido que não sofreu uma gestação é mais suscetível a sofrer modificações ambientais e dar origem ao tumor", pontuou o Dr. Antônio Frasson, oncologista e titular do Grupo de Mama/Centro de Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein.

*O ''CNN Sinais Vitais'', com Dr. Roberto Kalil, vai ao ar na quarta-feira (27/10), às 22h30, logo após o “Jornal da CNN”, na faixa nobre da CNN Brasil.
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem