Dia do Professor no Curta!On: especial traz filmes para refletir sobre educação

Divulgação Curta!on

Nesta sexta-feira, 15 de outubro, o Brasil comemora o Dia do Professor, e o Curta!On — streaming do Curta! no NOW (da Claro/NET) e em www.curtaon.com.br — preparou a coleção “Homenagem: Dia do Professor” para promover o debate e a reflexão sobre a educação, de acordo com diversas perspectivas e momentos históricos.

A profissão, fundamental para a construção de uma sociedade melhor, enfrenta diversos desafios: falta de recursos financeiros, períodos de repressão e perseguição e, ainda, a necessidade de sempre se reinventar para adequar o ensino a novos tempos e tecnologias. Além disso, a docência está diretamente relacionada ao afeto e a uma aposta no futuro dos estudantes que passam por suas salas de aula e demais espaços de ensino.

A complexidade do tema dá margem para diversas abordagens e pontos de vista relevantes. Confira alguns deles nos documentários do Curta!On:

A Revolução da Escola – 1918-1939 - Depois da 1ª Guerra Mundial, pensadores como Maria Montessori, Célestin Freinet, Ovide Decroly e Alexander S. Neill estavam em um processo revolucionário na educação, buscando formas de ensino centralizadas nas crianças. A ascensão do fascismo, porém, arrebatou suas iniciativas, afetando até hoje o método usado pelas escolas.

Vocacional – Uma Aventura Humana – O cineasta Toni Venturi revê uma página emocionante e esquecida da história da educação pública no país: os seis ginásios Vocacionais do estado de São Paulo, que na década de 1960 foram reprimidos pela ditadura militar. Concebidos por Maria Nilde Mascellani, uma das mais importantes educadoras brasileiras, os colégios tinham uma proposta à frente do seu tempo: fazer o aluno pensar, trabalhar em grupo e desenvolver a sensibilidade artística e as habilidades técnicas. Partindo do olhar pessoal do diretor, que participou dessa experiência escolar, através do depoimento de vários ex-alunos e ex-professores, o documentário contribui para a compreensão sobre a precariedade do ensino público atual e seus desafios para o futuro.

Escola do Amanhã – Reunindo cientistas e inovadores, professores, crianças e pais em todo o mundo, essa minissérie responde a uma pergunta urgente: como a ciência pode nos ajudar a moldar a escola de amanhã? 

Atravessa a Vida - O diretor João Jardim leva o espectador a uma viagem ao interior do Sergipe para acompanhar uma turma do 3º ano do ensino público nos meses que antecedem a tão esperada prova do ENEM. Enquanto são pressionados a alcançar a nota desejada nesse dia que pode determinar o resto de suas vidas, os alunos de uma pequena escola desabrocham e discutem questões contemporâneas - dentro e fora de sala de aula - como a depressão, o aborto, a pena de morte e o legado das ditaduras. Além disso, o filme mostra as dores e os prazeres vividos nesse período turbulento de transformação que é a adolescência.

A Alma da Gente - Um grupo de jovens da periferia do Rio de Janeiro entra para o Corpo de Dança na Maré, coordenado pelo coreógrafo Ivaldo Bertazzo. Filmado em dois tempos, com um intervalo de dez anos, o documentário mostra os diferentes destinos dos personagens, marcados pela transformação através da arte.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato