Em nova série, Jornal da Record mostra como a seca atinge o Rio Paraná

Divulgação Record TV

Nesta segunda-feira, dia 04/10, o Jornal da Record estreia sua nova série de reportagens ''Rio Seco''. 

As equipes percorreram cerca de 2 mil quilômetros do Rio Paraná para mostrar como a falta de chuva está mudando o cenário do segundo maior rio em extensão da América do Sul. O seu nível atualmente é o mais baixo desde 1944, sendo fonte de água doce para mais de 40 milhões de brasileiros. 

A redução no volume já afeta a produção de peixes, a geração de energia, a navegação, trazendo prejuízos e desemprego para várias regiões entre os estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná. 

Em vários pontos barcos estão parados nos bancos de areia e os pescadores já não conseguem tirar o sustento do rio. A estiagem compromete também a fiscalização de combate ao contrabando por água, na fronteira do Brasil com o Paraguai e a Argentina. 

O nível de água está tão baixo que, em Rubinéia, no interior de São Paulo, as ruínas da antiga cidade, submersa para a construção da hidrelétrica de Ilha Solteira, reapareceram.  

A Hidrovia Tietê-Paraná, usada para o escoamento da safra do Centro-Oeste, precisou suspender as operações. Pelo menos 600 marinheiros e operadores de máquina estão sem trabalho.  

Já na Usina de Ilha Solteira, o reservatório praticamente zerou o volume útil. Ela continua operando, mas está no limite na geração de energia e pode suspender as atividades a qualquer momento. 

A reportagem é de Romeu Picoli, a produção de Gabriela Coelho, as imagens de Thiago Oliveira e Edson Nunes. 

O Jorna da Record vai ao ar às 19h45. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato