Jorge da Cunha Lima é o homenageado do Persona deste domingo

Divulgação

Neste domingo (17/10), o Persona recebe Jorge da Cunha Lima, um poeta múltiplo que já transitou pelo jornalismo, publicidade, política e gestão cultural. A edição comandada por Chris Maksud e Atílio Bari adentra a história do convidado, seu engajamento político e atuação na comunicação. Na TV Cultura, o programa vai ao ar a partir das 21h

De início, a conversa retoma momentos da infância de Jorge e seu ingresso na educação. Ele elogia sua formação primária e logo engata no surgimento da poesia em sua vida. Na mesma época, final da Segunda Guerra Mundial, já no colégio, Jorge comenta que o ambiente também deu início à presença política em sua vida devido ao patriotismo do momento.

Além de compartilhar sobre seu ingresso na faculdade de direito, a conversa toca em seus trabalhos escritos. Romanticamente político e politicamente romântico, Jorge pontua ao falar sobre seu livro "Mão de Obra": "É difícil uma grande política sem um pouco de romantismo. Porque o romantismo é a versão popular do amor e quando a política não se coaduna afetivamente com os problemas é um desastre".

O papo ainda toca sua experiência de dirigir um dos jornais mais importantes de São Paulo às vésperas da ditadura militar, esteve no comando do jornal A Última Hora junto de Samuel Wainer. O convidado relata também a importância da comunicação em sua vida e o valor público que se deve ter. Ele compartilha de sua paixão pela televisão pública e relata a importância da mesma na formação da cidadania.

Dentre as diversas áreas tocadas durante a edição, Cunha Lima não perde o espaço de se posicionar frente ao momento e governo atual. "Eu nunca senti tanta vergonha do país quanto agora", comenta. O jornalista pontua a falta de respeito para com o ser humano, nação e os destinos de milhares de famílias. Com indignação em sua voz, questiona a indiferença diante a fome, inflação e o descumprimento da salvação da natureza.

Por fim, a conversa não deixa de lado a importância de Jorge da Cunha Lima na história da TV Cultura e do comando da emissora pública na vida do convidado. Entre 1995 e 2004, ele assumia as rédeas da televisão e, durante a edição, comenta com zelo sobre a experiência.

O Persona conta com depoimentos de Helena Carvalhosa, José Celso Martinez Corrêa, Ricardo Ohtake, Arnaldo Jabor, Tadeu Jungle e Jayme Serva.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato