'Longevidade' é o tema do próximo 'CNN Sinais Vitais'

Divulgação

O ''CNN Sinais Vitais'', com o Dr. Roberto Kalil, que vai dia 06.10 (quarta-feira), mostra que é possível envelhecer bem com saúde e disposição. A prevenção ao longo da vida é o segredo para chegar bem na terceira idade. Amigos desde 1991, o Dr. Roberto Kalil entrevista o cantor Gilberto Gil. Aos 79 anos, Gil exibe vitalidade e muito bom humor ao falar sobre saúde e a finitude. "A gente começa a sentir que um dia tudo terá fim. Os cuidados médicos foram chegando com a idade. A partir dos 60 anos os cuidados passaram a ser mais constantes e intensos", conta Gil.

Gilberto Gil canta no programa um trecho da canção “Kalil”, que fez em homenagem ao Dr. Roberto Kalil, que foi lançada no álbum OK OK OK, de 2018. 

O episódio ''Longevidade'' vai abordar quais são as doenças que mais atingem os idosos no Brasil. Doenças cardiovasculares, diabetes, catarata, Mal de Alzheimer, hipertensão arterial, depressão e osteoporose são os principais vilões da terceira idade. Segundo o professor titular de geriatria da Faculdade de Medicina da USP, Dr. Wilson Jacob 40% dos idosos têm hipertensão. 

Para mostrar os cuidados da osteoporose, a equipe do “CNN Sinais Vitais” visitou o ambulatório do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas que tem um núcleo para tratar pacientes, na maioria mulheres, com essa doença. No local, os enfermos passam por consultas e realizam sessões de fisioterapia para fortalecer os ossos. A Dra. Pérola Plapler, diretora da Divisão de Medicina Física do IOTHC, , explica que o baixo consumo de cálcio por meio da ingestão de leites e queijos, a falta de exposição ao sol e pouca prática de exercícios são os fatores que influenciam a osteoporose.

A depressão também é uma doença que aflige os médicos. De acordo com a Dra. Julia Loureiro, psicogeriatra do Instituto de Psiquiatria do HC, essa doença atinge muito aos idosos, uma vez que, na terceira idade, muitas vezes as pessoas têm perdas: perdem bens materiais, amigos, mobilidade, entre outras. "Em muitos casos, as pessoas não se preparam para essas perdas e para essa diminuição de ritmo. A gente observa que há um esvaziamento da vida ", alerta a médica.

O programa também aborda um grupo da terceira idade que é muito ativo. Em Santos, no litoral paulista, há uma escola de surf onde o aluno mais novo tem mais de 50 anos. O "surfterapia" une amigos que uma vez na semana se juntam para pegar ondas no mar. A atividade física e o convívio social são elementos essenciais para envelhecer bem.

Filho de médico, o cantor Gilberto Gil conta que a prevenção sempre fez parte do seu cotidiano. "A morte virá de qualquer maneira, por isso é importante estarmos preparados para a passagem desse corpo para a inexistência dele seja uma coisa suave. Que você tenha a melhor saúde possível, a melhor quantidade de bem estar físico e mental", completa Gil.

* O ''CNN Sinais Vitais'', com Dr. Roberto Kalil, vai ao ar na quarta-feira (06/10), às 22h30, logo após o ''Jornal da CNN'', na CNN Brasil.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato