No "Espelho" de segunda, dia 25, Lázaro Ramos recebe Ailton Krenak no Canal Brasil

Divulgação

Ailton Krenak é escritor, ambientalista, filósofo e o convidado de Lázaro Ramos no "Espelho" de segunda, dia 25, às 23h, no Canal Brasil. Krenak é ativista do movimento socioambiental e de defesa dos direitos indígenas e organizou a Aliança dos Povos da Floresta, que reúne comunidades ribeirinhas e indígenas na Amazônia. Ele é autor dos livros "Ideias Para Adiar o Fim do Mundo" e "A Vida Não É Útil" e foi o vencedor do Troféu Juca Pato do ano passado, que premia pessoas que tenham contribuído para o desenvolvimento e prestígio do país. Ele conversa com Lázaro sobre o início de sua luta, a organização de movimentos indígenas, sua avaliação de como o mundo funciona atualmente e o que deveria mudar.

Ailton Krenak conversa com Lázaro diretamente da Reserva Indígena Krenak e conta qual foi seu caminho até a liderança de movimentos indígenas. "Eu tive que ficar esperto desde cedo, nós fomos retirados daqui involuntariamente três vezes e voltamos. Então, a gente aprendeu a se defender e enfrentar esses abusos desde cedo. Com 17 anos eu já tive que migrar daqui com o nosso grupo familiar, atravessar Minas Gerais, São Paulo, parar lá no Paraná e pensar a vida para além desse lugar pequeno que é a reserva. Vendo os outros parentes também, os Guarani, os Xavante, os Kaingang, em um período no final da década de 60 e na década de 70, ainda com muita violência política no país, eu tive que despertar cedo e com vinte e poucos anos eu estava organizando o movimento indígena junto com gente como Mário Juruna,  com a geração mais velha, as lideranças antigas".

O escritor fala sobre os problemas pelos quais a humanidade passa e revela onde o caminho para a mudança deve ter início. "A mudança começa em cada um de nós, profundamente dentro. Na tradição Guarani, existe um valor muito grande ao silêncio e a um lugar profundo dentro de cada um de nós que é como se fosse uma mata, uma floresta. Seria alguma coisa como o que o ocidente chama de alma. Lá na alma, no lugar mais recôndito dessa alma, é silencioso e escuro. Para os Guarani, é onde teve origem a vida, a vida começou assim. Então, para a gente poder despertar, começar de novo, a gente tem que ir lá para dentro, o lugar mais profundo, e sair de lá com uma outra disposição para a vida", diz Krenak. 

ESPELHO 
INÉDITO
Convidadas: Ailton Krenak
Horário: Segunda, 25/10, às 23h
Rebatidas: Sexta, 29/10, às 14h, e sábado, 30/10, às 7h
Classificação: Livre

Sinopse: Idealizado e apresentado por Lázaro Ramos há 15 anos, Espelho segue sua busca pela pluralidade, discutindo temas como democracia, cidadania e, claro, arte, educação e cultura. O programa tem compromisso com a reflexão de temas presentes na pauta da atualidade, através de bate-papos intimistas.

Neste episódio: O líder indígena Ailton Krenak destaca que o modo de operação dos humanos no planeta está causando a nossa extinção e que todas as instituições criadas por homens brancos são predadoras. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato