"Vacina: dose de esperança" é tema do Caminhos da Reportagem de domingo

Divulgação

Neste domingo (17), o Caminhos da Reportagem aborda a história da vacina, como os imunizantes ajudaram a deixar doenças no passado e quais as perspectivas dessas substâncias para o futuro. A edição inédita "Vacina: dose de esperança" vai ao ar às 20h, na TV Brasil.

As vacinas contra a Covid-19, desenvolvidas por laboratórios e universidades, estão mudando o rumo da pandemia no mundo. Mas a importância da vacinação vai além do momento atual, como revela o programa jornalístico. 

A brasileira Ariane Ferrari e o mexicano Ramon Cabrer moram em Botucatu (SP), cidade escolhida para o estudo sobre a efetividade da vacina AstraZeneca, produzida pelo laboratório Astrazeneca, Universidade de Oxford e Fundação Oswaldo Cruz. O estudo, feito pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), em parceria com o Ministério da Saúde e a Prefeitura de Botucatu, ainda está em andamento e tem como objetivo avaliar o funcionamento do imunizante no mundo real. 

A atração da emissora pública mostra que Ariane e Ramon aguardaram ansiosamente o dia de se vacinarem e que a relação da filha com as vacinas mudou por ela ter acompanhado toda a expectativa pelo imunizante contra a Covid-19. A menina criou todo um imaginário sobre as vacinas, que, para ela, têm “super poder”, segundo Ariane.

Durante a edição deste domingo, o Caminhos da Reportagem explica por que não faz sentido escolher qual vacina tomar e por que o desenvolvimento delas foi tão rápido. A médica epidemiologista Denise Garret, vice-presidente do Instituto de Vacinas Sabin, explica que essa agilidade foi devido a alguns fatores, como: interesse dos laboratórios, investimento em pesquisa, esforço e trabalho dos cientistas, celeridade das agências reguladoras.

O Plano Nacional de Imunização (PNI) foi criado a partir da experiência exitosa da vacinação contra varíola. Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, o PNI é responsável pela distribuição de cerca de 300 milhões de doses de vacinas a cada ano. “Os produtos que o Ministério da Saúde ratifica, certifica, distribui e aplica são produtos que o Ministério da Saúde tem segurança com relação à qualidade, à eficácia e à efetividade. Nesse sentido, as nossas vacinas são seguras”, afirmou o secretário à equipe de reportagem.

O PNI ajudou a popularizar o hábito da vacinação no país. Mas, nos últimos anos, a cobertura vacinal tem caído no Brasil. A pesquisadora do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) Leticia Nunes explica que todos os imunizantes apresentaram quedas significativas na sua cobertura entre 2015 e 2019. “O contexto de queda foi consideravelmente exacerbado no Brasil e no mundo em 2020, por conta da pandemia de Covid-19”, conta. Para ela, é importante que as experiências de epidemias passadas e atuais não sejam esquecidas, para evitar que doenças que podem ser controladas e erradicadas ressurjam.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato