Yamandu Costa e Lucio Yanel: dois artistas, duas gerações e dois países em ''Dois Tempos''

Divulgação Curta!

Os laços entre duas gerações, dois países e os violões de Yamandu Costa e Lucio Yanel são mostrados e celebrados com boa dose de música no documentário ''Dois Tempos'', dirigido por Pablo Francischelli, que fará sua estreia na TV no canal Curta!. O próprio Yamandu conduz a narrativa e mergulha numa viagem sentimental à sua infância, quando conheceu Yanel — que se tornaria um grande mestre e fonte de inspiração. E agora, em uma nova viagem dentro de um motorhome, os dois seguem juntos do Rio Grande do Sul, onde nasceu Yamandu, a Corrientes, cidade natal de Yanel, na Argentina.

Como não poderia deixar de ser, esse reencontro entre os dois, após muitos anos distantes, também resulta em lindíssimas apresentações musicais. Ao longo do filme, ambos tocam violão durante as paragens; e, ao final, realizam um concerto na Festa Nacional de Chamamé — um dos principais eventos de música folclórica argentina, realizado em Corrientes.

No caminho, conhecem pessoas — e as encantam pelo virtuosismo com que tocam violão —, visitam cidades, admiram paisagens e exploram a música folclórica local. Ao chegarem em Corrientes, Yanel apresenta amigos de longa data que ainda vivem por lá. À noite, se unem para confraternizar e tocar o chamamé, estilo musical tradicional da província, que contém elementos da cultura indígena guarani, afro-americana e europeia.

Pela estrada, os dois relembram o passado e suas trajetórias de vida; e, de forma leve e por vezes divertida, refletem sobre questões como o ofício do artista, a interferência do homem na natureza e a hipótese da existência do que chamamos de destino. “Eu tenho quase certeza de que o destino está traçado. Não tem que ter medo do destino”, diz Yanel.

“Dois Tempos” participou de importantes festivais e agora estreia com exclusividade no Curta!. Em seguida, ficará disponível em streaming através do Curta!On. O filme, viabilizado pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), é uma produção da Doblechapa e conta com coprodução da TV Zero. A estreia é na Segunda da Música, 11 de outubro, às 22h05.

No Dia do Professor, Curta! celebra a educação com o filme ''Atravessa a Vida''

No Dia do Professor, celebrado em 15 de outubro, o tema da educação está na programação do Curta!, com a exibição de “Atravessa a Vida”, filme de João Jardim que tem coprodução do canal. Com o objetivo de retratar o universo escolar de adolescentes que estão prestando o ENEM, o diretor acompanhou alunos da Escola Estadual Doutor Milton Dortas, localizada na cidade sergipana de Simão Dias, a 100 km de Aracaju. A escola é conhecida por ser um centro de excelência, com aulas em tempo integral para o Ensino Médio.

Os jovens moradores da cidade, que conta com apenas 40 mil habitantes, revelam seus sonhos e seus medos, angústias e prazeres, enquanto se dedicam a agarrar a grande oportunidade de prosseguir com seus estudos em uma universidade pública. Além dos temas relacionados ao vestibular, os adolescentes também fazem reflexões sobre o passado e o futuro do país, além de opinarem sobre assuntos que estão nos debates contemporâneos, como depressão, pena de morte e aborto. A produção é da Copacabana Filmes e da Fogo Azul Filmes, com coprodução do canal Curta! e da Globo Filmes. A exibição é na Sexta da Sociedade, 15 de outubro, às 21h.

Segunda da Música (MPB, Jazz, Soul, R&B) – 11/10

22h05 – “Dois Tempos” (Documentário)

Trinta e cinco anos após um primeiro encontro que mudou as suas vidas, os violonistas Lucio Yanel e Yamandu Costa se reencontram em uma jornada que reconstrói o caminho que trouxe o argentino Lucio a terras brasileiras. Sozinhos na estrada com seus violões e memórias, mestre e discípulo cruzam a fronteira sul do Brasil até Corrientes, na Argentina, encarando as transformações trazidas pela viagem e pela passagem do tempo. Direção: Pablo Francischelli. Duração: 88 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 12 de outubro, terça-feira, às 2h05 e às 16h05; 13 de outubro, quarta-feira, às 10h05; 16 de outubro, sábado, às 15h25.

Terça das Artes – 12/10

23h – " Nijinski" (Documentário)

Este documentário é dedicado a Vaslav Nijinski: sua vida, seu misticismo, suas relações com Diaghilev e Romola, sua esposa e os aspectos obscuros de sua loucura. Direção: Elisabeth Kapnist. Duração: 61 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 13 de outubro, quarta-feira, às 03h e às 17h; 14 de outubro, quinta-feira, às 11h; 17 de outubro, domingo, às 18h.

Quarta de Cinema (Filmes e Documentários de Metacinema) – 13/10

22h10 – “O Prólogo” (Documentário)

“O Prólogo" discute o uso da propaganda política através do cinema e da televisão na década de 1960, desvendando a cultura dos antigos curtas-metragens que passavam antes das sessões principais de cinema no Brasil. Diretor: Gabriel F. Marinho Duração: 94 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 14 de outubro, quinta-feira, às 02h10 e às 16h10; 15 de outubro, sexta-feira, às 10h10; 17 de outubro, domingo, às 16h05.

Quinta do Pensamento (Literatura, Filosofia, Psicologia, Antropologia) – 14/10

20h30 – “Incertezas Críticas” (Série) - Ep. “José Arthur Giannotti”

Morto no último dia 27 de julho, aos 91 anos, José Arthur Giannotti foi professor emérito de Filosofia da USP, pesquisador do Cebrap, autor de diversos livros e reconhecido especialmente por suas análises das obras de Karl Marx, Martin Heidegger e Ludwig Wittgenstein. Meses antes de morrer, ele deu uma entrevista ao diretor Daniel Augusto para este episódio, inédito, da série “Incertezas Críticas”. Nele, explica as ambições da filosofia, além de tecer comentários sobre democracia, fascismo e desafios da vida no capitalismo contemporâneo, entre outros temas. Direção: Daniel Augusto Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos:  15 de outubro, sexta-feira, às 0h30 e às 14h30; 16 de outubro, sábado, às 18h35; 17 de outubro, domingo, às 10h.

Sexta da Sociedade – 15/10

21h – “Atravessa a Vida” (Documentário)

Uma viagem ao interior do Sergipe, em que o espectador acompanha uma turma do 3º ano do ensino público nos meses que antecedem a tão esperada prova do ENEM. Enquanto são pressionados para alcançar a nota desejada nesse dia que pode determinar o resto de suas vidas, os alunos da pequena Escola Estadual Doutor Milton Dortas desabrocham e debatem temas como depressão, aborto, pena de morte e o legado das ditaduras. O cineasta João Jardim desvenda histórias de vida que representam as dores e os prazeres vividos nesse período turbulento de transformação que é a adolescência. Direção: João Jardim. Duração: 90 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 16 de outubro, sábado, à 01h; 17 de outubro, domingo, às 13h40; 18 de outubro, segunda-feira, às 15h; 19 de outubro, às 09h.

Sábado – 16/10 – ANIVERSÁRIO DE FERNANDA MONTENEGRO

21h50 – “Grandes Cenas” (Série) – Ep.: “Central do Brasil”

A atriz Fernanda Montenegro esmiúça seu processo de composição da personagem Dora em "Central do Brasil" (1997), revivendo a experiência de filmar a intensa cena da romaria, em que Dora perde o menino Josué em meio a centenas de fiéis. Direção: Ana Luiza Azevedo e Vicente Moreno. Duração: 15 min. Classificação: Livre. 

Domingo – 17/10

20h45 – “Nunca Me Sonharam” (Documentário)

Os desafios do presente, as expectativas para o futuro e os sonhos de quem vive a realidade do Ensino Médio nas escolas públicas do Brasil. Na voz de estudantes, gestores, professores e especialistas, “Nunca me sonharam” reflete sobre o valor da educação. Direção: Cacau Rhoden. Duração: 85 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 09 de abril, sexta-feira, às 02h30 e às 16h30; 11 de abril, domingo, às 16h10; 12 de abril, segunda-feira, às 10h30.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato