"Álbum de Memórias" estreia no Canal Futura e eterniza lembranças e histórias de grandes nomes da cultura nacional e internacional

Divulgação

No próximo dia 12 de novembro, o Canal Futura estreia a série "Álbum de Memórias", que vai ao ar às 22h todas as sextas-feiras. Com o objetivo de valorizar a memória como uma ferramenta essencial para a construção da sociedade, especialmente nos âmbitos da cultura e educação, a série traz histórias de pessoas de diferentes gerações e origens, que desempenharam um trabalho muito significativo para seus respectivos setores de atuação, como cinema, teatro, arquitetura, música e educação. Álbum de Memórias é um programa narrado pelo jornalista e escritor Eric Nepomuceno, que conta cada história a partir das memórias que construiu com os protagonistas apresentados ao longo dos episódios. Ele convida o telespectador a conhecer melhor os personagens a partir de sua lente intimista, construída com memórias afetuosas vividas com Gabriel García Márquez, Joan Baez, Oscar Niemeyer, Fernanda Montenegro, Julio Cortázar, Tom Jobim, Augusto Boal e Darcy Ribeiro.

Produzida pela Nepomuceno Filmes e com desenhos feitos por Guto Nepomuceno - irmão de Eric - para ilustrar as memórias apresentadas, a série retoma uma parceria familiar iniciada anos atrás com outras produções. A ideia surgiu a partir da criação de pequenos vídeos caseiros e leituras que expressam lembranças afetuosas de Eric durante a pandemia para suas redes sociais. "Um dos reflexos da pandemia é um estímulo à memória, do que perdemos neste período e do mundo de antes. A série traz esse resgate e também uma celebração da vida e da arte de artistas maravilhosos, fundamentais para a cultura universal." Conta Felipe Nepomuceno, diretor da série e filho de Eric.

Com grandes nomes da cultura nacional e internacional, a série é composta por várias amizades e afetos do autor, que vai desde amigos íntimos como Gabriel García Márquez e Darcy Ribeiro, passando por amizades recentes como Fernanda Montenegro, até pessoas com quem Eric teve breves encontros que marcaram sua vida, como Joan Baez.

A série contém oito episódios, que são divididos em 2 blocos: um com a análise e comentários de Eric sobre a obra do protagonista, sob um ponto de vista pessoal e intimista, descrevendo o contexto e a época na qual a obra foi criada, e outro contando eles se conheceram, revelando histórias e curiosidades que ficaram eternizadas pela memória. O Álbum de Memórias passa a integrar a rede de atuação do Futura, a fim de ampliar a representatividade cultural nas telas. Até o fim do ano, o Canal promove um conjunto de iniciativas multiplataformas com conteúdos audiovisuais, cursos, mobilizações para as agendas de cultura, educação e juventudes. Os episódios ficam disponíveis também nos Canais Globo e Globoplay.
Anderson Ramos

Um site sobre TV paga com as principais noticias envolvendo o setor, e suas principais operadoras. Além das novidades dos canais e streamings! facebook twitter instagram

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem