Dia da Consciência Negra é destaque na GloboNews com o documentário 'Brasil: DNA África'

Divulgação Globo

Neste final de semana, é celebrado no Brasil o Dia da Consciência Negra, uma homenagem a Zumbi de Palmares, responsável por liderar uma das mais importantes resistências contra a escravidão no Brasil. Para celebrar essa data tão importante de valorização por suas lutas e conquistas, a GloboNews exibe neste domingo, dia 21, a partir das 23h, o filme 'Brasil: DNA África', na sua faixa especial de documentários. Na busca por saber mais sobre as etnias ancestrais do povo brasileiro, a obra narra o processo de resgate da origem de cinco cidadãos comuns, que se submetem a um teste de DNA e encontram suas origens na África. Após as descobertas, eles embarcam em uma jornada de autoconhecimento, ao visitar os cinco países africanos de onde seus antepassados foram trazidos como escravos para o Brasil.
 
Com direção de Mônica Monteiro, o projeto começou em 2013 guiado pelos eixos histórico, cultural e científico. Ao todo, 150 pessoas fizeram testes de DNA e tiveram seus resultados comparados com os 220 registros de etnias africanas do banco de dados do laboratório americano African Ancestry. As cinco pessoas selecionadas saíram de suas cidades natais e foram conhecer seu povo na África, levando a produção à Nigéria, Guiné Bissau, Angola, Camarões e Moçambique. De acordo com pesquisas realizadas nos últimos anos, cerca de 51% da população brasileira se declara negra ou parda, mas são poucos os que podem dizer qual a sua origem e de onde vieram.
 
Desde 2014, a GloboNews já produziu mais de 70 documentários com a Globo Filmes, com o Canal Brasil e, mais recentemente, com o Globoplay. Títulos que mereceram indicações em vários festivais nacionais e internacionais e a prêmios como o Emmy Internacional (com o documentário 'Torre de David' em 2015, com 'Síria em Fuga' em 2016, 'Aliados' em 2020 e ‘Cercados’ em 2021). A lista inclui ainda renomadas produções como: 'Cidades Fantasmas', 'Libelu – Abaixo a Ditadura' e 'Cine Marrocos' – também vencedoras do Festival É Tudo Verdade –, e 'Marinheiro das Montanhas’, único filme brasileiro selecionado para o Festival de Cannes de 2021. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato